Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41735
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MariaClaraMunizNogueira_tcc.pdf4,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise exploratória de políticas públicas diferenciadas para povos indígenas do Brasil, Nova Zelândia e Austrália
Autor(es): Nogueira, Maria Clara Muniz
Orientador(es): Baines, Stephen Grant
Assunto: Políticas públicas
Povos indígenas
Brasil
Cultura indígena
Data de apresentação: 21-Fev-2025
Data de publicação: 12-Jun-2025
Referência: NOGUEIRA, Maria Clara Muniz. Análise exploratória de políticas públicas diferenciadas para povos indígenas do Brasil, Nova Zelândia e Austrália. 2025. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Ao realizar a análise exploratória de Políticas Públicas diferenciadas para povos indígenas do Brasil, Nova Zelândia e Austrália, observei o contexto histórico de cada país como linha de raciocínio, partindo de um olhar de fora para dentro das particularidades e diversidades dos indígenas. A luta pela posse do território, liderada pelos colonos europeus nos três Estados estudados, é retratada nesta pesquisa, que aborda as consequências do intervencionismo político e cultural, influenciando o crescimento do preconceito racial, a imposição do catecismo, o impedimento do reconhecimento das línguas indígenas faladas por diversas comunidades, além da repressão religiosa e artística que os povos indígenas sofreram por anos. Com o objetivo de relatar e exaltar as lutas, os movimentos e as conquistas dos povos indígenas diante de uma sociedade preconceituosa, a força e a resiliência das comunidades indígenas os trouxeram com olhares e ações destemidas em busca de seus direitos. Por isso, a importância da criação de Políticas Públicas que evidenciam a cultura indígena, como, por exemplo, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, o Hīkoi mō te Tiriti e o Referendum Council, que trouxeram visibilidade diante de tantas insatisfações e humilhações sofridas pelos povos indígenas. Portanto, a pesquisa documental, de forma qualitativa e exploratória, me proporcionou estudar e conhecer mais a fundo as culturas indígenas brasileiras, māoris e aborígines, principalmente os processos de reconhecimento cultural nas áreas do artesanato e das variadas línguas indígenas faladas nesses três Estados.
Abstract: When carrying out an exploratory analysis of different Public Policies for indigenous peoples in Brazil, New Zealand and Australia, I observed the historical context of each country as a line of judgment, we start from an outside-in perspective on the particularities and diversities of indigenous people. The struggle for possession of the territory, led by European settlers in the three trained States, is portrayed in this research, which addresses the consequences of political and cultural interventionism, influencing the growth of racial prejudice, the imposition of the catechism, the impediment to the recognition of indigenous languages spoken by diverse communities, in addition to the religious and artistic repression that indigenous peoples have survived for years. With the aim of reporting and exalting the struggles, movements and achievements of indigenous peoples in the face of a prejudiced society, the strength and resilience of indigenous communities brought them with fearless views and actions in search of their rights. Therefore, the importance of creating Public Policies that highlight indigenous culture, such as, for example, the National Foundation of Indigenous Peoples, Hīkoi mō te Tiriti and the Referendum Council, which brought visibility in the face of so many dissatisfactions and humiliations suffered by indigenous peoples. Therefore, documentary research, in a qualitative and exploratory way, allowed me to study and learn more about Brazilian, Māori and aboriginal indigenous cultures, especially the processes of cultural recognition in the areas of crafts and the various indigenous languages spoken in these three States.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.