Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41730
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_EwertonIgorSantosDantas_tcc.pdf2,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como a gestão social pode ajudar a concretizar as diretrizes de participação cidadã do Tribunal de Contas da União : conceitos e valores
Autor(es): Dantas, Ewerton Igor Santos
Orientador(es): Boullosa, Rosana de Freitas
Assunto: Participação social
Tribunal de Contas da União (TCU)
Administração pública
Data de apresentação: 24-Fev-2025
Data de publicação: 12-Jun-2025
Referência: DANTAS, Ewerton Igor Santos. Como a gestão social pode ajudar a concretizar as diretrizes de participação cidadã do Tribunal de Contas da União: conceitos e valores. 2025. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Mesmo em condições ainda assimétricas na sociedade, o debate e a implementação da Participação Cidadã na Administração Pública vem ganhando espaço no cenário brasileiro. Nesse contexto, buscando atender a diretrizes estratégicas de ampliação da participação da sociedade em suas ações de controle externo, o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou o Referencial de Participação Cidadã, instrumento oficial interno que fornece material teórico, legal e prático para embasar as unidades técnicas nas decisões acerca dos processos de implementação da participação cidadã em suas atividades, apresentando tanto oportunidades quanto ilustrando desafios da dinâmica. Nesse cenário, voltado ao âmbito das dinâmicas normativas internas do TCU e pautado pelas lentes do campo da Gestão Social, este trabalho de conclusão de curso insere-se na escola dos Estudos Críticos em Políticas Públicas e dialoga com a tradição pós-positivistas do fazer ciência para responder à seguinte questão: como a Gestão Social, por meio de seus conceitos e valores, pode ajudar a concretizar as diretrizes do Referencial de Participação Cidadã do Tribunal de Contas da União? Para isso, adota-se uma estratégia de condução de pesquisa predominantemente qualitativa e interpretativa, empregando como seus métodos a análise bibliográfica e documental, entrevistas e a análise cruzada. Após o estudo do conjunto de diretrizes organizadas pelo Referencial por meio das categorias de análise Institucionalização e Natureza Inovadora; Dialogicidade e Transparência; Participação e Cidadania Deliberativa; e Reflexividade e Emancipação, definidas ao longo desta pesquisa, aponta-se que o campo da Gestão Social e o Referencial dialogam entre si, mas ainda é necessário maior comprometimento com perspectivas, abordagens e valores participativos para que haja a consolidação da participação da sociedade nas decisões públicas de seu interesse, dever constitucionalmente previsto para a Administração Pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.