Título: | Assistência estudantil : um estudo sobre a percepção dos estudantes do curso de Administração da Universidade de Brasília beneficiários dos programas de assistência estudantil |
Autor(es): | Silva, Andrea Cruz da |
Orientador(es): | Vieira, Diego Mota |
Assunto: | Ensino superior Assistência estudantil Universidade de Brasília (UnB) - Administração - estudantes |
Data de apresentação: | 13-Fev-2025 |
Data de publicação: | 9-Mai-2025 |
Referência: | SILVA, Andrea Cruz da. Assistência estudantil: um estudo sobre a percepção dos estudantes do curso de Administração da Universidade de Brasília beneficiários dos programas de assistência estudantil. 2025. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do curso de administração beneficiários da assistência estudantil da Universidade de Brasília (UnB),
com foco nos impactos dessa assistência sobre a permanência universitária. Em um
contexto de crescente demanda por políticas de inclusão, a investigação procurou entender os benefícios, desafios e a eficácia dos programas de apoio ao estudante, a
fim de identificar as principais questões que precisam ser revistas para melhorar a
qualidade do atendimento. O referencial teórico aborda a assistência estudantil como
um instrumento fundamental para a permanência universitária, garantindo equidade
no acesso ao ensino superior. Conceitos como inclusão social e justiça educacional
são essenciais para entender a importância dessas políticas no apoio aos estudantes
em situação de vulnerabilidade. Além disso, discute-se a relação entre suporte
financeiro, acadêmico e psicossocial e seu impacto na trajetória acadêmica. A análise
das políticas públicas voltadas para a assistência estudantil permite avaliar desafios e
propor melhorias no atendimento aos beneficiários. O método adotado teve abordagem qualitativa, utilizando entrevistas aplicadas a estudantes beneficiários dos auxílios financeiros e programas de apoio da universidade. Os dados coletados foram analisados de forma a identificar padrões nas respostas dos alunos e suas percepções
sobre a assistência, incluindo pontos positivos e críticos sobre os serviços oferecidos.
Os resultados apontaram que, embora a assistência estudantil tenha um papel crucial
na permanência dos estudantes, muitos relataram insatisfação com a falta de reajuste
nos valores dos auxílios e com os processos burocráticos complicados que dificultam
o acesso a benefícios. Além disso, os estudantes apontaram uma necessidade de
maior empatia e atenção nas ações de gestão dos programas. Conclui-se que, apesar
dos benefícios evidentes da assistência estudantil, ainda existem diversos desafios
que precisam ser superados para que os programas se tornem mais eficazes e alinhados às reais necessidades dos alunos. A insuficiência dos auxílios financeiros, a
complexidade dos processos burocráticos e a falta de empatia em alguns momentos
da gestão foram destacados como pontos críticos. Sugere-se que a revisão desses
aspectos pode promover melhorias significativas na permanência universitária, contribuindo para a inclusão e o acesso à educação superior de qualidade. |
Abstract: | The research aimed to analyze the perception of administration students who are beneficiaries of student assistance at the University of Brasília (UnB), focusing on the impacts of this assistance on university retention. In a context of increasing demand for
inclusion policies, the study sought to understand the benefits, challenges, and effectiveness of student support programs to identify key issues that need to be reviewed
to improve service quality. The theoretical framework considers student assistance as
a fundamental tool for university retention, ensuring equity in access to higher education. Concepts such as social inclusion and educational justice are essential to understanding the importance of these policies in supporting students in vulnerable situations. Additionally, the relationship between financial, academic, and psychosocial support and its impact on students' academic trajectories is discussed. The analysis of
public policies aimed at student assistance allows for the assessment of challenges
and the proposal of improvements in the services provided to beneficiaries. The
adopted methodology followed a qualitative approach, using interviews with students
who receive financial aid and support programs from the university. The collected data
were analyzed to identify patterns in students’ responses and their perceptions of the
assistance, including positive aspects and critical points of the services offered. The
results indicated that, although student assistance plays a crucial role in students’ retention, many reported dissatisfaction with the lack of adjustment in the amount of financial aid and the complex bureaucratic processes that hinder access to benefits.
Additionally, students highlighted the need for greater empathy and attentiveness in
the management of these programs. It is concluded that, despite the evident benefits
of student assistance, several challenges still need to be overcome to make these
programs more effective and aligned with students' real needs. The insufficiency of
financial aid, the complexity of bureaucratic processes, and the lack of empathy in
some aspects of program management were highlighted as critical points. It is suggested that reviewing these aspects could lead to significant improvements in university retention, contributing to inclusion and access to quality higher education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
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