Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41709
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_TaisDeMeloAreal_tcc.pdf764,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, José Márcio-
dc.contributor.authorAreal, Taís de Melo-
dc.identifier.citationAREAL, Taís de Melo. Montreal e Brasília no mundo da tatuagem: um estudo netnográfico sobre a interação entre estúdios e seus clientes nas redes sociais. 2024. 120 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA economia de Brasília e Montreal tem sido influenciada pela crescente demanda por tatuagens personalizadas, gerando um ambiente de competição digital no qual os estúdios de tatuagem trabalham continuamente para atender às expectativas dos consumidores e manter uma interação ativa com seus clientes. Este estudo, baseado em métodos qualitativos como netnografia e observação não participante, tem como objetivo avaliar e caracterizar o posicionamento dos estúdios de tatuagem em ambas as cidades, bem como sua interação com clientes e fornecedores por meio das redes sociais. A pesquisa, classificada como multicaso de observação participante, analisou 16 estúdios de tatuagem de destaque nas regiões centrais de Brasília e Montreal, coletando dados a partir de sites institucionais e perfis no Instagram. Os fatores observados incluíram relacionamento com clientes, portfólio de serviços, interações digitais, identidade artística e posicionamento de mercado, abrangendo aspectos como operação de serviços, características artísticas, estratégias de engajamento digital e a relação entre as publicações nas redes sociais e a percepção de qualidade dos serviços. Os resultados revelam que, embora os estúdios apresentem forte presença digital, o nível de engajamento com os clientes varia significativamente, e fatores como autenticidade e qualidade dos serviços são fundamentais para diferenciação no mercado. Por meio dessa análise, o trabalho contribui para uma melhor compreensão do papel das redes sociais no setor de tatuagem, destacando tendências, desafios e oportunidades em contextos culturais distintos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTatuagempt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordMarketing na Internetpt_BR
dc.subject.keywordMarca de produtospt_BR
dc.titleMontreal e Brasília no mundo da tatuagem : um estudo netnográfico sobre a interação entre estúdios e seus clientes nas redes sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T15:16:56Z-
dc.date.available2025-05-08T15:16:56Z-
dc.date.submitted2025-01-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41709-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.