Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_IsaqueDaviDeOliveiraDaSilva_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação da inteligência artificial generativa em chatbots para plataformas educacionais online
Autor(es): Silva, Isaque Davi de Oliveira da
Orientador(es): Celestino, Victor Rafael Rezende
Assunto: Inteligência artificial
Tecnologia na educação
Chatbots
Plataformas digitais
Data de apresentação: 2-Fev-2025
Data de publicação: 8-Mai-2025
Referência: SILVA, Isaque Davi de Oliveira da. Aplicação da inteligência artificial generativa em chatbots para plataformas educacionais online. 2024. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente estudo explora a aplicação de Inteligência Artificial Generativa no desenvolvimento de chatbots voltados para plataformas educacionais online, com ênfase na personalização do aprendizado e na ampliação da interatividade. Utilizando a metodologia Design Science Research (DSR), foi concebido um chatbot funcional e adaptado às necessidades pedagógicas da AEB, que até o momento apresentou alta precisão, respondendo corretamente a 100% das perguntas testadas e demonstrando capacidade de complementar o conteúdo educacional com informações pertinentes, evidenciando seu potencial de enriquecer a experiência de aprendizado. No entanto, o trabalho segue em andamento, com melhorias e novas implementações em desenvolvimento para otimizar ainda mais sua eficácia e aplicabilidade. O estudo destaca contribuições teóricas e práticas, reforçando no campo teórico a discussão sobre o impacto da IA generativa na educação, especialmente suas capacidades de personalização e interatividade, enquanto no campo prático apresenta um modelo replicável e escalável, apto a ser adaptado a diferentes contextos educacionais. Apesar de algumas limitações, como a ausência de uma interface gráfica e a restrição no escopo de testes, os resultados alcançados até o momento reforçam a relevância da IA como ferramenta para democratizar e aprimorar o ensino online, e o trabalho continua em desenvolvimento com propostas futuras que incluem maior diversidade de conteúdos, desenvolvimento de uma interface intuitiva e a exploração de aspectos éticos e de privacidade, visando aprimorar a experiência do usuário e a confiabilidade do sistema.
Abstract: This study explores the application of Generative Artificial Intelligence in the development of chatbots for online educational platforms, emphasizing learning personalization and enhanced interactivity. Using the Design Science Research (DSR) methodology, a functional chatbot was designed and adapted to the pedagogical needs of AEB. So far, the chatbot has demonstrated high accuracy, correctly answering 100% of the tested questions and showing the ability to complement educational content with relevant information, highlighting its potential to enrich the learning experience. However, the work is still in progress, with improvements and new implementations underway to further optimize its effectiveness and applicability. The study highlights both theoretical and practical contributions, reinforcing in the theoretical field the discussion on the impact of generative AI in education, particularly its capabilities in personalization and interactivity, while in the practical field, it presents a replicable and scalable model that can be adapted to different educational contexts. Despite some limitations, such as the absence of a graphical interface and a restricted testing scope, the results achieved so far underscore the relevance of AI as a tool to democratize and enhance online education. The work remains in development, with future proposals including a greater diversity of content, the development of an intuitive interface, and the exploration of ethical and privacy aspects, aiming to improve user experience and system reliability.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.