Título: | Aplicação da inteligência artificial generativa em chatbots para plataformas educacionais online |
Autor(es): | Silva, Isaque Davi de Oliveira da |
Orientador(es): | Celestino, Victor Rafael Rezende |
Assunto: | Inteligência artificial Tecnologia na educação Chatbots Plataformas digitais |
Data de apresentação: | 2-Fev-2025 |
Data de publicação: | 8-Mai-2025 |
Referência: | SILVA, Isaque Davi de Oliveira da. Aplicação da inteligência artificial generativa em chatbots para plataformas educacionais online. 2024. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente estudo explora a aplicação de Inteligência Artificial Generativa no
desenvolvimento de chatbots voltados para plataformas educacionais online, com ênfase na
personalização do aprendizado e na ampliação da interatividade. Utilizando a metodologia
Design Science Research (DSR), foi concebido um chatbot funcional e adaptado às
necessidades pedagógicas da AEB, que até o momento apresentou alta precisão, respondendo
corretamente a 100% das perguntas testadas e demonstrando capacidade de complementar o
conteúdo educacional com informações pertinentes, evidenciando seu potencial de enriquecer
a experiência de aprendizado. No entanto, o trabalho segue em andamento, com melhorias e
novas implementações em desenvolvimento para otimizar ainda mais sua eficácia e
aplicabilidade. O estudo destaca contribuições teóricas e práticas, reforçando no campo teórico
a discussão sobre o impacto da IA generativa na educação, especialmente suas capacidades de
personalização e interatividade, enquanto no campo prático apresenta um modelo replicável e
escalável, apto a ser adaptado a diferentes contextos educacionais. Apesar de algumas
limitações, como a ausência de uma interface gráfica e a restrição no escopo de testes, os
resultados alcançados até o momento reforçam a relevância da IA como ferramenta para
democratizar e aprimorar o ensino online, e o trabalho continua em desenvolvimento com
propostas futuras que incluem maior diversidade de conteúdos, desenvolvimento de uma
interface intuitiva e a exploração de aspectos éticos e de privacidade, visando aprimorar a
experiência do usuário e a confiabilidade do sistema. |
Abstract: | This study explores the application of Generative Artificial Intelligence in the
development of chatbots for online educational platforms, emphasizing learning
personalization and enhanced interactivity. Using the Design Science Research (DSR)
methodology, a functional chatbot was designed and adapted to the pedagogical needs of AEB.
So far, the chatbot has demonstrated high accuracy, correctly answering 100% of the tested
questions and showing the ability to complement educational content with relevant information,
highlighting its potential to enrich the learning experience. However, the work is still in
progress, with improvements and new implementations underway to further optimize its
effectiveness and applicability. The study highlights both theoretical and practical
contributions, reinforcing in the theoretical field the discussion on the impact of generative AI
in education, particularly its capabilities in personalization and interactivity, while in the
practical field, it presents a replicable and scalable model that can be adapted to different
educational contexts. Despite some limitations, such as the absence of a graphical interface and
a restricted testing scope, the results achieved so far underscore the relevance of AI as a tool to
democratize and enhance online education. The work remains in development, with future
proposals including a greater diversity of content, the development of an intuitive interface, and
the exploration of ethical and privacy aspects, aiming to improve user experience and system
reliability. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.