Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Carla Peixoto | - |
dc.contributor.author | Souza, Isabella Beatriz Moraes de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Isabella Beatriz Moraes de. Força da marca humana, cor da pele de influenciadoras digitais e identidade racial: efeitos sobre reações ao endosso publicitário. 2024. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como propósito analisar o endosso publicitário considerando os efeitos da força
da marca humana (forte versus fraca) e da cor da pele (branca versus negra) das influenciadoras
endossantes sobre reações de mulheres (brancas e negras) expostas a um produto endossado. A
pesquisa focou exclusivamente em influenciadoras do sexo feminino e foi conduzida em duas
etapas: pré-experimental e experimental. Na etapa pré-experimental, 12 influenciadoras negras e
12 brancas foram avaliadas quanto ao valor da marca humana por uma amostra de 162 mulheres
que preencheram um questionário online. Essa etapa permitiu a identificação e seleção de duas
influenciadoras de marca forte, sendo uma negra e uma branca, e duas de marca humana fraca,
sendo uma negra e uma branca. Na etapa experimental foram analisadas as reações de 243
mulheres negras e brancas a uma marca de perfume endossada por essas influenciadoras. As
reações analisadas como variáveis dependentes foram relatos de intenção de experimentar,
buscar informações e adquirir o produto endossado, bem como os relatos de avaliação do valor
da marca do produto. A variável independente foi a força da marca humana da influenciadora
endossante, moderada pelos efeitos da cor da pele da influenciadora e a da identidade racial da
respondente. Encontraram-se efeitos diretos da força da marca sobre a qualidade da marca do
perfume, e da cor da pele da influenciadora sobre a intenção de adquirir e sobre o preço do
perfume. O principal efeito interativo encontrado foi entre a força da marca, cor da pele e
identidade racial da participante, com efeito sobre a intenção de adquirir o produto. A principal
contribuição deste estudo foi lançar luz sobre a dinâmica da força da marca humana no contexto
da influência digital, levando em conta aspectos raciais das influenciadoras e da audiência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Influenciadores digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marca de produtos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marca - valor de mercado | pt_BR |
dc.title | Força da marca humana, cor da pele de influenciadoras digitais e identidade racial : efeitos sobre reações ao endosso publicitário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T14:45:15Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T14:45:15Z | - |
dc.date.submitted | 2024-10-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41706 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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