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dc.contributor.advisorPinelli, Laís Vieira-
dc.contributor.authorMatos, Lívia Grazielly Mesquita-
dc.identifier.citationMATOS, Lívia Grazielly Mesquita. Favela e suas adversidades ao acesso e permanência no sistema escolar. 2025. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia intitulada: “Favela e suas Adversidades para o Acesso e Permanência ao Sistema Escolar” tem como objetivo central da pesquisa investigar a relação entre a Educação e a Pobreza no Sol Nascente, que é uma periferia localizada dentro do Distrito Federal na Região Administrativa de Ceilândia, e como ela é tratada nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas EC 66, CEF 28, CEF 32 e a Escola Classe P Norte. Esse objetivo se estruturou a partir da problemática de pesquisa que revela as complicações que a população do Sol Nascente enfrenta cotidianamente afetando o acesso, a permanência e o rendimento escolar dos estudantes. A partir disso, averiguou-se como objetivo específicos o posicionamento das escolas em seus Projetos Políticos Pedagógicos para o enfrentamento dessas contingências. Para isso, foi necessário compreender e analisar os estudos da REP para entender as contraposições da educação frente a pobreza, considerando a lógica capitalista e a “questão social” que afeta no acesso e permanência dos alunos. O tema do Serviço Social, as atribuições e competências da profissão na Educação Básica também foi exposto no TCC para validar a sua importância dentro das instituições escolares. A metodologia que orientou esse estudo, baseou-se na revisão bibliográfica de Yannoulas (2013), Santos (2012) e Mike Davis (2006), que traz elementos sobre a relação entre Educação, Pobreza e Favela; recuperou-se também dados quantitativos e descritivos sobre a realidade do Sol Nascente e realizou-se uma análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) com auxílio de um roteiro de análise de conteúdo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPobrezapt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.titleFavela e suas adversidades ao acesso e permanência no sistema escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-05T14:03:18Z-
dc.date.available2025-05-05T14:03:18Z-
dc.date.submitted2025-04-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41698-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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