Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinelli, Laís Vieira | - |
dc.contributor.author | Matos, Lívia Grazielly Mesquita | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Lívia Grazielly Mesquita. Favela e suas adversidades ao acesso e permanência no sistema escolar. 2025. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia intitulada: “Favela e suas Adversidades para o Acesso e
Permanência ao Sistema Escolar” tem como objetivo central da pesquisa investigar a
relação entre a Educação e a Pobreza no Sol Nascente, que é uma periferia localizada
dentro do Distrito Federal na Região Administrativa de Ceilândia, e como ela é tratada
nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas EC 66, CEF 28, CEF 32 e a Escola
Classe P Norte. Esse objetivo se estruturou a partir da problemática de pesquisa que
revela as complicações que a população do Sol Nascente enfrenta cotidianamente
afetando o acesso, a permanência e o rendimento escolar dos estudantes. A partir
disso, averiguou-se como objetivo específicos o posicionamento das escolas em seus
Projetos Políticos Pedagógicos para o enfrentamento dessas contingências. Para
isso, foi necessário compreender e analisar os estudos da REP para entender as
contraposições da educação frente a pobreza, considerando a lógica capitalista e a
“questão social” que afeta no acesso e permanência dos alunos. O tema do Serviço
Social, as atribuições e competências da profissão na Educação Básica também foi
exposto no TCC para validar a sua importância dentro das instituições escolares. A
metodologia que orientou esse estudo, baseou-se na revisão bibliográfica de
Yannoulas (2013), Santos (2012) e Mike Davis (2006), que traz elementos sobre a
relação entre Educação, Pobreza e Favela; recuperou-se também dados quantitativos
e descritivos sobre a realidade do Sol Nascente e realizou-se uma análise documental
dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) com auxílio de um roteiro de análise de
conteúdo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pobreza | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | Favela e suas adversidades ao acesso e permanência no sistema escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T14:03:18Z | - |
dc.date.available | 2025-05-05T14:03:18Z | - |
dc.date.submitted | 2025-04-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41698 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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