Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Campos, Josiane do Socorro Aguiar de Souza de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Paulo, Lucas Eduardo Batista de | - |
dc.identifier.citation | PAULO, Lucas Eduardo Batista de. Viabilidade da mobilidade urbana: eletromobilidade do transporte público em Brasília-DF. 2025. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os valores das emissões de gases de efeito estufa continuam crescentes a cada
ano. Principalmente no setor de transporte onde os combustíveis fósseis são
altamente consumidos. Neste contexto, os países participantes da ONU fizeram um
acordo de redução dessas emissões até o ano de 2030. A eletromobilidade se
mostra como uma forma de reduzir a dependência do setor nestes combustíveis. No
presente trabalho discute-se a viabilidade econômica e ambiental de uma transição
energética para a eletromobilidade no transporte público coletivo de Brasília-DF por
meio de comparação econômica e ambiental dos ônibus a diesel e elétricos. Para
tanto, foi realizada uma revisão de literatura para identificar as variáveis relevantes
para a comparação. Em seguida, foram confeccionadas matrizes comparativas
diferenciais entre os dois veículos e, por fim, foi realizada a análise destas matrizes
a partir de indicadores econômicos e ambientais para estudar a viabilidade. Os
resultados mostram que, ainda que os ônibus elétricos possuam um custo inicial de
aquisição muito superior ao dos ônibus tradicionais a diesel, na fase de operação os
seus custos são menores, devido ao baixo custo da eletricidade, comparada ao óleo
diesel, e a baixa necessidade de manutenções. Os indicadores financeiros mostram
um índice LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização)
positivo, um payback de aproximadamente 6 anos e 9 meses e um VPL (Valor
Presente Líquido) positivo, o que confirma a viabilidade econômica da transição
dentro do período de vida útil estipulado para o ônibus elétrico. Os resultados
também mostram que os ônibus elétricos, no contexto brasileiro de matérias-primas
para construção de baterias e abundância de fontes renováveis em sua matriz
elétrica, são uma alternativa com alto potencial de geração de impacto ambiental
positivo, reduzindo tanto o consumo de energia e a emissão de gases de efeito
estufa. A pesquisa mostrou que a transição para a eletromobilidade não é somente
possível, como ambiental e economicamente atrativa para Brasília. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público - descarbonização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eletromobilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ônibus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ônibus elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eletromobilidade - viabilidade econômica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - transporte público | pt_BR |
dc.title | Viabilidade da mobilidade urbana: eletromobilidade do transporte público em Brasília-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T21:43:20Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T21:43:20Z | - |
dc.date.submitted | 2025-02-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41694 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The values of greenhouse gas emissions continue to rise each year, especially in the
transportation sector, where fossil fuels are heavily consumed. In this context, the UN
member countries have agreed to reduce these emissions by the year 2030.
Electromobility emerges as a way to reduce the sector's dependence on these fuels.
This study discusses the economic and environmental feasibility of an energy
transition to electromobility in public transportation in Brasília-DF through an
economic and environmental comparison of diesel and electric buses. To this end, a
literature review was conducted to identify relevant variables for the comparison.
Next, differential comparative matrices were created for the two vehicle types, and
finally, these matrices were analyzed using economic and environmental indicators to
assess feasibility. The results show that, although electric buses have a significantly
higher initial acquisition cost compared to traditional diesel buses, their operational
costs are lower due to the low cost of electricity compared to diesel fuel and their
reduced maintenance needs. The financial indicators show a positive EBITDA
(Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization), a payback period
of approximately 6 years and 9 months, and a positive NPV (Net Present Value),
confirming the economic feasibility of the transition within the expected lifespan of the
electric bus. The results also indicate that, in the Brazilian context—considering the
availability of raw materials for battery production and the abundance of renewable
energy sources in its electricity matrix—electric buses present a high potential for
positive environmental impact, reducing both energy consumption and greenhouse
gas emissions. The research demonstrated that the transition to electromobility is not
only feasible but also environmentally and economically attractive for Brasília. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Energia
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