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dc.contributor.advisorCampos, Josiane do Socorro Aguiar de Souza de Oliveira-
dc.contributor.authorPaulo, Lucas Eduardo Batista de-
dc.identifier.citationPAULO, Lucas Eduardo Batista de. Viabilidade da mobilidade urbana: eletromobilidade do transporte público em Brasília-DF. 2025. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2025.pt_BR
dc.description.abstractOs valores das emissões de gases de efeito estufa continuam crescentes a cada ano. Principalmente no setor de transporte onde os combustíveis fósseis são altamente consumidos. Neste contexto, os países participantes da ONU fizeram um acordo de redução dessas emissões até o ano de 2030. A eletromobilidade se mostra como uma forma de reduzir a dependência do setor nestes combustíveis. No presente trabalho discute-se a viabilidade econômica e ambiental de uma transição energética para a eletromobilidade no transporte público coletivo de Brasília-DF por meio de comparação econômica e ambiental dos ônibus a diesel e elétricos. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura para identificar as variáveis relevantes para a comparação. Em seguida, foram confeccionadas matrizes comparativas diferenciais entre os dois veículos e, por fim, foi realizada a análise destas matrizes a partir de indicadores econômicos e ambientais para estudar a viabilidade. Os resultados mostram que, ainda que os ônibus elétricos possuam um custo inicial de aquisição muito superior ao dos ônibus tradicionais a diesel, na fase de operação os seus custos são menores, devido ao baixo custo da eletricidade, comparada ao óleo diesel, e a baixa necessidade de manutenções. Os indicadores financeiros mostram um índice LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) positivo, um payback de aproximadamente 6 anos e 9 meses e um VPL (Valor Presente Líquido) positivo, o que confirma a viabilidade econômica da transição dentro do período de vida útil estipulado para o ônibus elétrico. Os resultados também mostram que os ônibus elétricos, no contexto brasileiro de matérias-primas para construção de baterias e abundância de fontes renováveis em sua matriz elétrica, são uma alternativa com alto potencial de geração de impacto ambiental positivo, reduzindo tanto o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa. A pesquisa mostrou que a transição para a eletromobilidade não é somente possível, como ambiental e economicamente atrativa para Brasília.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordTransporte público - descarbonizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEletromobilidadept_BR
dc.subject.keywordÔnibuspt_BR
dc.subject.keywordÔnibus elétricospt_BR
dc.subject.keywordEletromobilidade - viabilidade econômicapt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - transporte públicopt_BR
dc.titleViabilidade da mobilidade urbana: eletromobilidade do transporte público em Brasília-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T21:43:20Z-
dc.date.available2025-04-24T21:43:20Z-
dc.date.submitted2025-02-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41694-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The values of greenhouse gas emissions continue to rise each year, especially in the transportation sector, where fossil fuels are heavily consumed. In this context, the UN member countries have agreed to reduce these emissions by the year 2030. Electromobility emerges as a way to reduce the sector's dependence on these fuels. This study discusses the economic and environmental feasibility of an energy transition to electromobility in public transportation in Brasília-DF through an economic and environmental comparison of diesel and electric buses. To this end, a literature review was conducted to identify relevant variables for the comparison. Next, differential comparative matrices were created for the two vehicle types, and finally, these matrices were analyzed using economic and environmental indicators to assess feasibility. The results show that, although electric buses have a significantly higher initial acquisition cost compared to traditional diesel buses, their operational costs are lower due to the low cost of electricity compared to diesel fuel and their reduced maintenance needs. The financial indicators show a positive EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization), a payback period of approximately 6 years and 9 months, and a positive NPV (Net Present Value), confirming the economic feasibility of the transition within the expected lifespan of the electric bus. The results also indicate that, in the Brazilian context—considering the availability of raw materials for battery production and the abundance of renewable energy sources in its electricity matrix—electric buses present a high potential for positive environmental impact, reducing both energy consumption and greenhouse gas emissions. The research demonstrated that the transition to electromobility is not only feasible but also environmentally and economically attractive for Brasília.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



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