Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ManuelaLunaSousaWanderleyGuarino.pdf393,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pronomes pessoais : no uso, na escola e nas gramáticas
Autor(es): Guarino, Manuela Luna Sousa Wanderley
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Linguística
Livros didáticos
Material didático
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 4-Dez-2012
Referência: GUARINO, Manuela Luna Sousa Wanderley. Pronomes pessoais: no uso, na escola e nas gramáticas. 2011. 44 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Pensando que um dos aspectos relacionados à dificuldade de aprendizagem da língua portuguesa tem a ver com os conceitos e classificações utilizadas nos livros didáticos adotados nas escolas, esta pesquisa tem por objetivo fazer uma análise crítica das definições, critérios e metodologias adotadas no livro didático no que diz respeito à categoria pronominal, especificamente, a subclasse dos pronomes pessoais. Para tanto, organiza-se o presente estudo da seguinte forma: primeiro fez-se uma verificação da abordagem adotada nas gramáticas tradicionais sobre os pronomes pessoais, depois se realizou um levantamento e uma revisão bibliográfica de pesquisas linguísticas que contemplam os pronomes pessoais e, por último, a análise crítica dos materiais didáticos. A pesquisa aborda a questão da inserção do pronome você no quadro dos pronomes pessoais, as mudanças causadas nas diversas camadas da língua ocasionadas por esta inserção e as suas consequências no ensino de gramática.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4168
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons