Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41669
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LucasBergCarlosLeite_tcc.pdf274,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A natação como ferramenta para o desenvolvimento motor infantil no ambiente escolar
Autor(es): Leite, Lucas Berg Carlos
Orientador(es): Costa, Rochelle Rocha
Assunto: Natação para crianças
Exercícios físicos para crianças
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 17-Fev-2025
Data de publicação: 1-Abr-2025
Referência: LEITE, Lucas Berg Carlos. A natação como ferramenta para o desenvolvimento motor infantil no ambiente escolar. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A natação oferece uma extensa gama de benefícios para as pessoas que praticam esse esporte, abrangendo áreas que vão desde os aspectos físicos até os desenvolvimentos emocionais e cognitivos. Caso inserido no ambiente escolar, as aulas de natação podem contribuir de forma significante para o desenvolvimento do aluno, já que colabora em diversos aspectos e durante um dos períodos de maior aprendizado do ser humano. O desenvolvimento motor é um desses aspectos, a natação constrói interação entre o indivíduo, o ambiente e a execução tarefas, fatores que são responsáveis para adquirir habilidades motoras. Por ser uma atividade que trabalha tanto membros inferiores como superiores simultaneamente a coordenação motora é uma das capacidades que é mais trabalhada durante o exercício já que necessita de um trabalho conjunto entre eles. Por ser uma atividade que é praticada em ambiente com maior densidade se comparada com as demais, a força também é um aspecto que é desenvolvido durante sua execução. Além disso, ensina habilidades cruciais de segurança aquática, como flutuação, respiração e o próprio nado, reduzindo o risco de afogamentos. Em um nível mais amplo, a natação também promove o desenvolvimento social e emocional. As aulas de natação em grupo, como em aulas dentro das escolas, incentivam a interação entre os indivíduos, desenvolvendo habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe e comunicação. Ademais, a natação é uma atividade relaxante que pode reduzir o estresse e promover um estado geral de bem-estar emocional. Dado isso, o presente estudo tem como objetivo conhecer os efeitos da natação no desenvolvimento motor da criança dentro do a. O delineamento do presente estudo é uma revisão bibliográfica narrativa, que é um modelo de revisão de literatura que tem o objetivo de resumir e discutir sobre estudos e pesquisas já existentes sobre um tópico específico. A metodologia empregada na elaboração deste estudo se baseia em uma abordagem qualitativa, que envolveu uma extensa revisão bibliográfica abrangendo diversas fontes de informação. Foram realizadas buscas minuciosas em sites, livros, artigos científicos e revistas especializadas, todas relacionadas ao tema em questão. Para isso, foram utilizadas plataformas de pesquisa renomadas, tais como Google Acadêmico, LILACS e SciELO, que proporcionaram acesso a uma ampla gama de recursos acadêmicos. Os estudos apontam que os principais benefícios motores de quem pratica natação são a melhoria significativa das habilidades motoras, incluindo coordenação, equilíbrio, controle respiratório, habilidades aquáticas específicas e não apenas as competências motoras aquáticas, mas também teve um efeito positivo na competência motora geral das crianças. Conclui-se que a natação pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento global das crianças, contribuindo para sua saúde física, emocional e social. É uma atividade que pode enriquecer suas vidas e prepará las para um futuro saudável e feliz.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.