Título: | Abordagens baseadas no jogo versus métodos tradicionais no desenvolvimento técnico e tático de jovens jogadores de futebol : uma revisão narrativa |
Autor(es): | Neres, João Pedro Almeida |
Orientador(es): | Pérez Morales, Juan Carlos |
Assunto: | Esportes Futebol |
Data de apresentação: | 18-Fev-2025 |
Data de publicação: | 1-Abr-2025 |
Referência: | NERES, João Pedro Almeida. Abordagens baseadas no jogo versus métodos tradicionais no desenvolvimento técnico e tático de jovens jogadores de futebol: uma revisão narrativa. 2025. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Introdução: A literatura na área da pedagogia do esporte apresenta diversas
abordagens e métodos para o ensino do futebol, os quais podem ser classificadas
em métodos tradicionais centradas no aprimoramento da técnica e abordagens
baseadas no jogo que promovem a compreensão tática do jogo e o emprego de
situações reais do jogo, o que resulta em um processo de ensino-aprendizagem
dinâmico e contextualizado. Objetivo: Este estudo revisou a literatura científica
sobre a eficácia dessas abordagens no desenvolvimento técnico e tático de jovens
jogadores de futebol. Material e Métodos: Foi realizada uma busca nas bases de
dados Web of Science, SPORTDiscus, EBSCO, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS),
PubMed e SciELO. Os termos utilizados incluíram "praticantes de futebol", "métodos
de ensino", "abordagens pedagógicas", "desempenho técnico-tático" e "processos
cognitivos". Resultados: Após todas as etapas de análise de inclusão e exclusão
foram incluídos 5 artigos. Conclusão: As evidências indicam que as abordagens
pedagógicas baseadas no jogo são eficazes no ensino do futebol para jovens. Essas
abordagens proporcionam um aprendizado dinâmico, adaptável e aplicável às
situações reais de jogo. Diante disso, sugere-se que treinadores e profissionais da
área adotem essas abordagens em seus programas de treinamento, com o objetivo
de promover o desenvolvimento completo dos atletas e otimizar seu desempenho
em campo. |
Abstract: | Introduction: The literature in the field of sports pedagogy presents various
approaches and methods for teaching soccer, which can be classified into traditional
methods focused on technical improvement and game-based approaches that
promote tactical understanding and the use of real game situations, resulting in a
dynamic and contextualized teaching-learning process. Objective: This study
reviewed the scientific literature on the effectiveness of these approaches in the
technical and tactical development of young soccer players. Material and Methods:
A search was conducted in the Web of Science, SPORTDiscus, EBSCO, Virtual
Health Library (BVS), PubMed, and SciELO databases. The terms used included
"soccer practitioners," "teaching methods," "pedagogical approaches,"
"technical-tactical performance," and "cognitive processes." Results: After all
inclusion and exclusion analysis stages, five articles were included. Conclusion: The
evidence indicates that game-based pedagogical approaches are effective in
teaching soccer to young players. These approaches provide a dynamic, adaptable,
and applicable learning experience for real game situations. Therefore, it is
suggested that coaches and professionals in the field adopt these approaches in
their training programs to promote the comprehensive development of athletes and
optimize their performance on the field. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.