Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JoaoPedroAlmeidaNeres_tcc.pdf423,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Abordagens baseadas no jogo versus métodos tradicionais no desenvolvimento técnico e tático de jovens jogadores de futebol : uma revisão narrativa
Autor(es): Neres, João Pedro Almeida
Orientador(es): Pérez Morales, Juan Carlos
Assunto: Esportes
Futebol
Data de apresentação: 18-Fev-2025
Data de publicação: 1-Abr-2025
Referência: NERES, João Pedro Almeida. Abordagens baseadas no jogo versus métodos tradicionais no desenvolvimento técnico e tático de jovens jogadores de futebol: uma revisão narrativa. 2025. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Introdução: A literatura na área da pedagogia do esporte apresenta diversas abordagens e métodos para o ensino do futebol, os quais podem ser classificadas em métodos tradicionais centradas no aprimoramento da técnica e abordagens baseadas no jogo que promovem a compreensão tática do jogo e o emprego de situações reais do jogo, o que resulta em um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e contextualizado. Objetivo: Este estudo revisou a literatura científica sobre a eficácia dessas abordagens no desenvolvimento técnico e tático de jovens jogadores de futebol. Material e Métodos: Foi realizada uma busca nas bases de dados Web of Science, SPORTDiscus, EBSCO, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed e SciELO. Os termos utilizados incluíram "praticantes de futebol", "métodos de ensino", "abordagens pedagógicas", "desempenho técnico-tático" e "processos cognitivos". Resultados: Após todas as etapas de análise de inclusão e exclusão foram incluídos 5 artigos. Conclusão: As evidências indicam que as abordagens pedagógicas baseadas no jogo são eficazes no ensino do futebol para jovens. Essas abordagens proporcionam um aprendizado dinâmico, adaptável e aplicável às situações reais de jogo. Diante disso, sugere-se que treinadores e profissionais da área adotem essas abordagens em seus programas de treinamento, com o objetivo de promover o desenvolvimento completo dos atletas e otimizar seu desempenho em campo.
Abstract: Introduction: The literature in the field of sports pedagogy presents various approaches and methods for teaching soccer, which can be classified into traditional methods focused on technical improvement and game-based approaches that promote tactical understanding and the use of real game situations, resulting in a dynamic and contextualized teaching-learning process. Objective: This study reviewed the scientific literature on the effectiveness of these approaches in the technical and tactical development of young soccer players. Material and Methods: A search was conducted in the Web of Science, SPORTDiscus, EBSCO, Virtual Health Library (BVS), PubMed, and SciELO databases. The terms used included "soccer practitioners," "teaching methods," "pedagogical approaches," "technical-tactical performance," and "cognitive processes." Results: After all inclusion and exclusion analysis stages, five articles were included. Conclusion: The evidence indicates that game-based pedagogical approaches are effective in teaching soccer to young players. These approaches provide a dynamic, adaptable, and applicable learning experience for real game situations. Therefore, it is suggested that coaches and professionals in the field adopt these approaches in their training programs to promote the comprehensive development of athletes and optimize their performance on the field.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.