Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41643
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JoaoMarceloNascimentoCerqueira_tcc.pdf310,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação do profissional de educação física no processo de reabilitação da lesão do ligamento cruzado anterior : relato de experiência
Autor(es): Cerqueira, João Marcelo Nascimento
Orientador(es): Pulcinelli, Adauto João
Assunto: Lesões osteomioarticulares
Reabilitação motora
Profissional de educação física
Data de apresentação: 19-Fev-2025
Data de publicação: 31-Mar-2025
Referência: CERQUEIRA, João Marcelo Nascimento. A atuação do profissional de educação física no processo de reabilitação da lesão do ligamento cruzado anterior: relato de experiência. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A lesão do ligamento cruzado anterior pode acarretar uma redução significativa da força muscular, além de gerar dor, edema e impactos relevantes nos aspectos psicológicos e sociais do indivíduo. Nesse contexto, é recomendado a atuação de uma equipe multidisciplinar para conduzir de forma eficaz o processo de reabilitação dessa condição. O presente estudo tem como objetivo relatar a atuação do profissional em Educação Física no processo de reabilitação de pacientes com lesão do ligamento cruzado anterior. Este estudo se caracteriza como um relato de experiência de abordagem qualitativa e caráter descritivo. O estudo apresenta um relato vivenciado durante o estágio supervisionado extracurricular em Educação Física em um hospital de reabilitação, localizado no Distrito Federal durante o período de um ano e dez meses. É relatado as principais etapas da reabilitação do Ligamento Cruzado Anterior, desde a orientação pré-operatória até as intervenções pós-operatórias, evidenciando os procedimentos realizados para a recuperação funcional e o retorno às atividades esportivas. O estudo destaca a importância do suporte técnico-científico oferecido pelo profissional de Educação Física na reabilitação, incluindo avaliações funcionais, aplicação de treinamentos específicos de força, potência e propriocepção. A partir das práticas observadas, o trabalho também discute os desafios enfrentados pela equipe da Educação Física durante o processo de reabilitação. O relato de experiência contribui para reforçar a importância do profissional de Educação Física na equipe multidiscipinar em contextos hospitalares, além de sugerir a necessidade de maior integração de conteúdos relacionados à reabilitação no currículo acadêmico da área. Este estudo busca fortalecer a compreensão da Educação Física como uma área essencial no âmbito da saúde e promover debates que ampliem o reconhecimento de sua atuação no processo da reabilitação hospitalar.
Abstract: The anterior cruciate ligament injury can significantly reduce muscle strength, cause pain and swelling, and have notable impacts on the individual's psychological and social aspects. In this context, a multidisciplinary team is recommended to effectively manage the rehabilitation process for this condition. This study aims to report on the role of the Physical Education professional in the rehabilitation process of patients with ACL injuries. It is characterized as a qualitative, descriptive experience report. The study presents an account of experiences during a supervised extracurricular internship in Physical Education at a rehabilitation hospital in the Federal District over one year and ten months. The main stages of ACL rehabilitation are described, from preoperative guidance to postoperative interventions, highlighting the procedures performed to restore functionality and facilitate the return to sports activities. The study underscores the importance of the technical and scientific support provided by Physical Education professionals in the rehabilitation process, including functional assessments and, the application of specific training programs focused on strength, power, and proprioception. Based on the practices observed, the report also discusses the challenges faced by the Physical Education team throughout the rehabilitation process. This experience report reinforces the significance of physical education professionals as part of the interdisciplinary team in hospital settings and suggests the need for greater integration of rehabilitation-related content into the field's academic curriculum. This study seeks to strengthen the understanding of Physical Education as an essential area in healthcare and to foster debates that enhance recognition of its role in hospital-based rehabilitation processes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.