Título: | A atuação do profissional de educação física no processo de reabilitação da lesão do ligamento cruzado anterior : relato de experiência |
Autor(es): | Cerqueira, João Marcelo Nascimento |
Orientador(es): | Pulcinelli, Adauto João |
Assunto: | Lesões osteomioarticulares Reabilitação motora Profissional de educação física |
Data de apresentação: | 19-Fev-2025 |
Data de publicação: | 31-Mar-2025 |
Referência: | CERQUEIRA, João Marcelo Nascimento. A atuação do profissional de educação física no processo de reabilitação da lesão do ligamento cruzado anterior: relato de experiência. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | A lesão do ligamento cruzado anterior pode acarretar uma redução significativa da
força muscular, além de gerar dor, edema e impactos relevantes nos aspectos
psicológicos e sociais do indivíduo. Nesse contexto, é recomendado a atuação de uma
equipe multidisciplinar para conduzir de forma eficaz o processo de reabilitação dessa
condição. O presente estudo tem como objetivo relatar a atuação do profissional em
Educação Física no processo de reabilitação de pacientes com lesão do ligamento
cruzado anterior. Este estudo se caracteriza como um relato de experiência de
abordagem qualitativa e caráter descritivo. O estudo apresenta um relato vivenciado
durante o estágio supervisionado extracurricular em Educação Física em um hospital
de reabilitação, localizado no Distrito Federal durante o período de um ano e dez
meses. É relatado as principais etapas da reabilitação do Ligamento Cruzado Anterior,
desde a orientação pré-operatória até as intervenções pós-operatórias, evidenciando
os procedimentos realizados para a recuperação funcional e o retorno às atividades
esportivas. O estudo destaca a importância do suporte técnico-científico oferecido
pelo profissional de Educação Física na reabilitação, incluindo avaliações funcionais,
aplicação de treinamentos específicos de força, potência e propriocepção. A partir das
práticas observadas, o trabalho também discute os desafios enfrentados pela equipe
da Educação Física durante o processo de reabilitação. O relato de experiência
contribui para reforçar a importância do profissional de Educação Física na equipe
multidiscipinar em contextos hospitalares, além de sugerir a necessidade de maior
integração de conteúdos relacionados à reabilitação no currículo acadêmico da área.
Este estudo busca fortalecer a compreensão da Educação Física como uma área
essencial no âmbito da saúde e promover debates que ampliem o reconhecimento de
sua atuação no processo da reabilitação hospitalar. |
Abstract: | The anterior cruciate ligament injury can significantly reduce muscle strength, cause
pain and swelling, and have notable impacts on the individual's psychological and
social aspects. In this context, a multidisciplinary team is recommended to effectively
manage the rehabilitation process for this condition. This study aims to report on the
role of the Physical Education professional in the rehabilitation process of patients with
ACL injuries. It is characterized as a qualitative, descriptive experience report. The
study presents an account of experiences during a supervised extracurricular
internship in Physical Education at a rehabilitation hospital in the Federal District over
one year and ten months. The main stages of ACL rehabilitation are described, from
preoperative guidance to postoperative interventions, highlighting the procedures
performed to restore functionality and facilitate the return to sports activities. The study
underscores the importance of the technical and scientific support provided by Physical
Education professionals in the rehabilitation process, including functional assessments
and, the application of specific training programs focused on strength, power, and
proprioception. Based on the practices observed, the report also discusses the
challenges faced by the Physical Education team throughout the rehabilitation process.
This experience report reinforces the significance of physical education professionals
as part of the interdisciplinary team in hospital settings and suggests the need for
greater integration of rehabilitation-related content into the field's academic curriculum.
This study seeks to strengthen the understanding of Physical Education as an
essential area in healthcare and to foster debates that enhance recognition of its role
in hospital-based rehabilitation processes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.