Título: | Experiências com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de educação física escolar |
Autor(es): | Bezerra, Davi dos Santos Nunes |
Orientador(es): | Amaro, Rosana |
Assunto: | Tecnologia da informação e comunicação Educação física escolar Professores de educação física - formação |
Data de apresentação: | 14-Fev-2025 |
Data de publicação: | 31-Mar-2025 |
Referência: | BEZERRA, Davi dos Santos Nunes. Experiências com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de educação física escolar. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo identificar trabalhos científicos que
relatem experiências com o uso das tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDICs) nas aulas de Educação Física escolar, e verificar os
benefícios e desafios dessa implementação. As tecnologias possuem o potencial de
contribuir significativamente com os processos de ensino-aprendizagem na
educação, podendo colaborar diretamente no contexto das aulas de Educação
Física escolar. Os resultados dessa pesquisa qualitativa realizada por meio de
revisão de literatura narrativa indicam que as TDICs são abordadas como uma
ferramenta eficaz que potencializa o ensino da Educação Física; no entanto, existem
diversos fatores limitantes para o uso das tecnologias, como falta de infraestrutura
nas escolas e falta de capacitação dos professores. Conclui-se que há uma
necessidade de investimentos na formação continuada dos profissionais de
educação física, bem como a ampliação e melhoria da infraestrutura tecnológica das
escolas. Em uma sociedade cada vez mais engajada virtualmente, a inserção das
tecnologias nas metodologias de ensino favorece diretamente o desenvolvimento
integral do aluno. |
Abstract: | The present study aims to identify scientific works that report experiences with the
use of digital information and communication technologies (DICTs) in school Physical
Education classes and to verify the benefits and challenges of this implementation.
Technologies have the potential to significantly contribute to the teaching-learning
processes in education, directly collaborating in the context of school Physical
Education classes. The results of this qualitative research, conducted through a
narrative literature review, indicate that DICTs are approached as an effective tool
that enhances Physical Education teaching; however, there are several limiting factors for the use of technologies, such as lack of infrastructure in schools and lack
of teacher training. It is concluded that there is a need for investments in the ongoing
training of physical education professionals, as well as the expansion and
improvement of the technological infrastructure of schools. In an increasingly virtually
engaged society, the incorporation of technologies into teaching methodologies
directly favors the holistic development of the student. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.