Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41637
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_DaviSantosNunesBezerra_tcc.pdf355,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de educação física escolar
Autor(es): Bezerra, Davi dos Santos Nunes
Orientador(es): Amaro, Rosana
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Educação física escolar
Professores de educação física - formação
Data de apresentação: 14-Fev-2025
Data de publicação: 31-Mar-2025
Referência: BEZERRA, Davi dos Santos Nunes. Experiências com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de educação física escolar. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar trabalhos científicos que relatem experiências com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas aulas de Educação Física escolar, e verificar os benefícios e desafios dessa implementação. As tecnologias possuem o potencial de contribuir significativamente com os processos de ensino-aprendizagem na educação, podendo colaborar diretamente no contexto das aulas de Educação Física escolar. Os resultados dessa pesquisa qualitativa realizada por meio de revisão de literatura narrativa indicam que as TDICs são abordadas como uma ferramenta eficaz que potencializa o ensino da Educação Física; no entanto, existem diversos fatores limitantes para o uso das tecnologias, como falta de infraestrutura nas escolas e falta de capacitação dos professores. Conclui-se que há uma necessidade de investimentos na formação continuada dos profissionais de educação física, bem como a ampliação e melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas. Em uma sociedade cada vez mais engajada virtualmente, a inserção das tecnologias nas metodologias de ensino favorece diretamente o desenvolvimento integral do aluno.
Abstract: The present study aims to identify scientific works that report experiences with the use of digital information and communication technologies (DICTs) in school Physical Education classes and to verify the benefits and challenges of this implementation. Technologies have the potential to significantly contribute to the teaching-learning processes in education, directly collaborating in the context of school Physical Education classes. The results of this qualitative research, conducted through a narrative literature review, indicate that DICTs are approached as an effective tool that enhances Physical Education teaching; however, there are several limiting factors for the use of technologies, such as lack of infrastructure in schools and lack of teacher training. It is concluded that there is a need for investments in the ongoing training of physical education professionals, as well as the expansion and improvement of the technological infrastructure of schools. In an increasingly virtually engaged society, the incorporation of technologies into teaching methodologies directly favors the holistic development of the student.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.