| Título: | O yoga como prática alternativa complementar na educação escolar : auxílio para alunos com transtornos de neurodesenvolvimento : uma revisão narrativa | 
| Autor(es): | Fernandes, Aline Ferreira | 
| Orientador(es): | Bezerra, Lídia Mara Aguiar | 
| Assunto: | Ioga Atividade física
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| Data de apresentação: | 2025 | 
| Data de publicação: | 31-Mar-2025 | 
| Referência: | FERNANDES, Aline Ferreira. O yoga como prática alternativa complementar na educação escolar: auxílio para alunos com transtornos de neurodesenvolvimento : uma revisão narrativa. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | 
| Resumo: | Introdução: Efeitos do Yoga em ambiente escolar em dimensão global do 
desenvolvimento humano, levando em consideração a população neurodivergente. 
Objetivos: Investigar e analisar a literatura científica que utilizou o Yoga em ambiente 
escolar, bem como seus resultados em intervenções. Método: Para a elaboração da 
revisão, foram realizadas buscas em bases de dados como PubMed, Scielo e Cochrane 
Library entre 2014 e 2024, utilizando inicialmente os termos Yoga, Escola, Crianças, 
sendo adicionados posteriormente os termos: TEA, TDA, TDAH. Foram considerados 
critérios de inclusão artigos transversais, experimentais, quasi-experimentais, revisões 
sistemáticas e meta-análises, tendo como população-alvo crianças em idade escolar 
(Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II) diagnosticadas com TEA, TDAH e TDA. 
Levou-se em consideração o ano de publicação, autoria, título, objetivos, resultados, 
conclusões e instrumentos de medidas. Resultados: Os achados demonstram que o Yoga
pode contemplar favoravelmente em amplos aspectos as crianças público-alvo desta 
revisão, embora haja poucos estudos que contemplem a relação entre a população com 
transtornos de neurodivergência e o Yoga no Brasil em ambiente escolar. Conclusão: Ao 
analisar os estudos, concluiu-se que o Yoga é uma possibilidade de ferramenta de 
desenvolvimento, que proporciona benefícios em aspectos físicos, comportamentais, 
psicológicos, motores, mentais e sociais, embora no Brasil sua prática ainda seja pouco 
considerada. Observou-se também limitações de estudos que utilizem amostras 
simultâneas de crianças com TDAH e TEA, apesar da constante comorbidade 
apresentada entre os transtornos. | 
| Abstract: | Introduction: Effects of Yoga in the school environment on the global dimension of human 
development, considering the neurodivergent population. Objectives: To investigate and 
analyze the scientific literature that has used Yoga in the school environment, as well as its 
results in interventions. Method: For the development of this review, searches were 
conducted in databases such as PubMed, Scielo, and the Cochrane Library between 2014 and 
2024, initially using the terms Yoga, School, Children, and later adding the terms ASD, ADD, 
ADHD. Inclusion criteria considered transversal, experimental, quasi-experimental studies, 
systematic reviews, and meta-analyses, with the target population being school-aged children 
(Early Childhood Education and Elementary School I and II) diagnosed with ASD, ADHD, 
and ADD. The following aspects were considered: year of publication, authorship, title, 
objectives, results, conclusions, and measurement instruments. Results: The findings 
demonstrate that Yoga can positively impact various aspects of the target population of this 
review. However, there are few studies that explore the relationship between the 
neurodivergent population and Yoga in the school environment in Brazil. Conclusion: The 
analysis of the studies suggests that Yoga is a potential development tool that provides 
benefits in physical, behavioral, psychological, motor, mental, and social aspects, although 
its practice is still rarely considered in Brazil. Additionally, limitations were observed in 
studies that use simultaneous samples of children with ADHD and ASD, despite the frequent 
comorbidity between these disorders. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. | 
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| Aparece na Coleção: | Educação Física 
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