Título: | O yoga como prática alternativa complementar na educação escolar : auxílio para alunos com transtornos de neurodesenvolvimento : uma revisão narrativa |
Autor(es): | Fernandes, Aline Ferreira |
Orientador(es): | Bezerra, Lídia Mara Aguiar |
Assunto: | Ioga Atividade física |
Data de apresentação: | 2025 |
Data de publicação: | 31-Mar-2025 |
Referência: | FERNANDES, Aline Ferreira. O yoga como prática alternativa complementar na educação escolar: auxílio para alunos com transtornos de neurodesenvolvimento : uma revisão narrativa. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Introdução: Efeitos do Yoga em ambiente escolar em dimensão global do
desenvolvimento humano, levando em consideração a população neurodivergente.
Objetivos: Investigar e analisar a literatura científica que utilizou o Yoga em ambiente
escolar, bem como seus resultados em intervenções. Método: Para a elaboração da
revisão, foram realizadas buscas em bases de dados como PubMed, Scielo e Cochrane
Library entre 2014 e 2024, utilizando inicialmente os termos Yoga, Escola, Crianças,
sendo adicionados posteriormente os termos: TEA, TDA, TDAH. Foram considerados
critérios de inclusão artigos transversais, experimentais, quasi-experimentais, revisões
sistemáticas e meta-análises, tendo como população-alvo crianças em idade escolar
(Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II) diagnosticadas com TEA, TDAH e TDA.
Levou-se em consideração o ano de publicação, autoria, título, objetivos, resultados,
conclusões e instrumentos de medidas. Resultados: Os achados demonstram que o Yoga
pode contemplar favoravelmente em amplos aspectos as crianças público-alvo desta
revisão, embora haja poucos estudos que contemplem a relação entre a população com
transtornos de neurodivergência e o Yoga no Brasil em ambiente escolar. Conclusão: Ao
analisar os estudos, concluiu-se que o Yoga é uma possibilidade de ferramenta de
desenvolvimento, que proporciona benefícios em aspectos físicos, comportamentais,
psicológicos, motores, mentais e sociais, embora no Brasil sua prática ainda seja pouco
considerada. Observou-se também limitações de estudos que utilizem amostras
simultâneas de crianças com TDAH e TEA, apesar da constante comorbidade
apresentada entre os transtornos. |
Abstract: | Introduction: Effects of Yoga in the school environment on the global dimension of human
development, considering the neurodivergent population. Objectives: To investigate and
analyze the scientific literature that has used Yoga in the school environment, as well as its
results in interventions. Method: For the development of this review, searches were
conducted in databases such as PubMed, Scielo, and the Cochrane Library between 2014 and
2024, initially using the terms Yoga, School, Children, and later adding the terms ASD, ADD,
ADHD. Inclusion criteria considered transversal, experimental, quasi-experimental studies,
systematic reviews, and meta-analyses, with the target population being school-aged children
(Early Childhood Education and Elementary School I and II) diagnosed with ASD, ADHD,
and ADD. The following aspects were considered: year of publication, authorship, title,
objectives, results, conclusions, and measurement instruments. Results: The findings
demonstrate that Yoga can positively impact various aspects of the target population of this
review. However, there are few studies that explore the relationship between the
neurodivergent population and Yoga in the school environment in Brazil. Conclusion: The
analysis of the studies suggests that Yoga is a potential development tool that provides
benefits in physical, behavioral, psychological, motor, mental, and social aspects, although
its practice is still rarely considered in Brazil. Additionally, limitations were observed in
studies that use simultaneous samples of children with ADHD and ASD, despite the frequent
comorbidity between these disorders. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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