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Título: O yoga como prática alternativa complementar na educação escolar : auxílio para alunos com transtornos de neurodesenvolvimento : uma revisão narrativa
Autor(es): Fernandes, Aline Ferreira
Orientador(es): Bezerra, Lídia Mara Aguiar
Assunto: Ioga
Atividade física
Data de apresentação: 2025
Data de publicação: 31-Mar-2025
Referência: FERNANDES, Aline Ferreira. O yoga como prática alternativa complementar na educação escolar: auxílio para alunos com transtornos de neurodesenvolvimento : uma revisão narrativa. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Introdução: Efeitos do Yoga em ambiente escolar em dimensão global do desenvolvimento humano, levando em consideração a população neurodivergente. Objetivos: Investigar e analisar a literatura científica que utilizou o Yoga em ambiente escolar, bem como seus resultados em intervenções. Método: Para a elaboração da revisão, foram realizadas buscas em bases de dados como PubMed, Scielo e Cochrane Library entre 2014 e 2024, utilizando inicialmente os termos Yoga, Escola, Crianças, sendo adicionados posteriormente os termos: TEA, TDA, TDAH. Foram considerados critérios de inclusão artigos transversais, experimentais, quasi-experimentais, revisões sistemáticas e meta-análises, tendo como população-alvo crianças em idade escolar (Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II) diagnosticadas com TEA, TDAH e TDA. Levou-se em consideração o ano de publicação, autoria, título, objetivos, resultados, conclusões e instrumentos de medidas. Resultados: Os achados demonstram que o Yoga pode contemplar favoravelmente em amplos aspectos as crianças público-alvo desta revisão, embora haja poucos estudos que contemplem a relação entre a população com transtornos de neurodivergência e o Yoga no Brasil em ambiente escolar. Conclusão: Ao analisar os estudos, concluiu-se que o Yoga é uma possibilidade de ferramenta de desenvolvimento, que proporciona benefícios em aspectos físicos, comportamentais, psicológicos, motores, mentais e sociais, embora no Brasil sua prática ainda seja pouco considerada. Observou-se também limitações de estudos que utilizem amostras simultâneas de crianças com TDAH e TEA, apesar da constante comorbidade apresentada entre os transtornos.
Abstract: Introduction: Effects of Yoga in the school environment on the global dimension of human development, considering the neurodivergent population. Objectives: To investigate and analyze the scientific literature that has used Yoga in the school environment, as well as its results in interventions. Method: For the development of this review, searches were conducted in databases such as PubMed, Scielo, and the Cochrane Library between 2014 and 2024, initially using the terms Yoga, School, Children, and later adding the terms ASD, ADD, ADHD. Inclusion criteria considered transversal, experimental, quasi-experimental studies, systematic reviews, and meta-analyses, with the target population being school-aged children (Early Childhood Education and Elementary School I and II) diagnosed with ASD, ADHD, and ADD. The following aspects were considered: year of publication, authorship, title, objectives, results, conclusions, and measurement instruments. Results: The findings demonstrate that Yoga can positively impact various aspects of the target population of this review. However, there are few studies that explore the relationship between the neurodivergent population and Yoga in the school environment in Brazil. Conclusion: The analysis of the studies suggests that Yoga is a potential development tool that provides benefits in physical, behavioral, psychological, motor, mental, and social aspects, although its practice is still rarely considered in Brazil. Additionally, limitations were observed in studies that use simultaneous samples of children with ADHD and ASD, despite the frequent comorbidity between these disorders.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
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