Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.contributor.author | Santos, Jéssica Maciel de Souza | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jéssica Maciel de Souza. A aprendizagem no ensino superior e os desafios de uma educação em ciências para a autonomia. 2024. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investigou a autonomia no ensino de Ciências no contexto da educação superior.
Nesse sentido, o objetivo foi apresentar as contribuições de Freire e Jung para favorecer a
autonomia, assim como, realizar um levantamento bibliográfico para conhecer como a
literatura nacional tem abordado a aprendizagem no Ensino Superior para a promoção da
autonomia do estudante, com foco no Ensino de Ciências. Utilizando uma abordagem
metodológica qualitativa, foram descritas algumas das contribuições de Freire e Jung para a
promoção da autonomia, assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica que selecionou
quatro artigos que abordavam a autonomia para o ensino de Ciência na educação superior. Os
dados foram analisados pela técnica da Análise Textual Discursiva e foram identificadas duas
categorias emergentes. Os resultados destacaram a importância da formação para a
autonomia, com posturas pedagógicas que favorecem o diálogo, o afeto e o reconhecimento e
respeito aos estudantes. Os quatro artigos selecionados versavam sobre a formação de
professores e também enfatizaram os aspectos citados anteriormente como relevantes para a
educação com vista a autonomia. Além disso, também foram relatadas as dificuldades a
serem superadas. Observou-se também que são poucos os estudos que investigam sobre esse
tema. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem no ensino superior e os desafios de uma educação em ciências para a autonomia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-25T18:23:18Z | - |
dc.date.available | 2025-03-25T18:23:18Z | - |
dc.date.submitted | 2024-06-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41620 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|