Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41620
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JessicaMacielDeSouzaSantos_tcc.pdf292,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorSantos, Jéssica Maciel de Souza-
dc.identifier.citationSANTOS, Jéssica Maciel de Souza. A aprendizagem no ensino superior e os desafios de uma educação em ciências para a autonomia. 2024. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou a autonomia no ensino de Ciências no contexto da educação superior. Nesse sentido, o objetivo foi apresentar as contribuições de Freire e Jung para favorecer a autonomia, assim como, realizar um levantamento bibliográfico para conhecer como a literatura nacional tem abordado a aprendizagem no Ensino Superior para a promoção da autonomia do estudante, com foco no Ensino de Ciências. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, foram descritas algumas das contribuições de Freire e Jung para a promoção da autonomia, assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica que selecionou quatro artigos que abordavam a autonomia para o ensino de Ciência na educação superior. Os dados foram analisados pela técnica da Análise Textual Discursiva e foram identificadas duas categorias emergentes. Os resultados destacaram a importância da formação para a autonomia, com posturas pedagógicas que favorecem o diálogo, o afeto e o reconhecimento e respeito aos estudantes. Os quatro artigos selecionados versavam sobre a formação de professores e também enfatizaram os aspectos citados anteriormente como relevantes para a educação com vista a autonomia. Além disso, também foram relatadas as dificuldades a serem superadas. Observou-se também que são poucos os estudos que investigam sobre esse tema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAutonomia - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleA aprendizagem no ensino superior e os desafios de uma educação em ciências para a autonomiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-25T18:23:18Z-
dc.date.available2025-03-25T18:23:18Z-
dc.date.submitted2024-06-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41620-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.