Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rocha, Dulce Maria Sucena da | - |
dc.contributor.author | Costa, Beatriz Granich Guimarães | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Beatriz Granich Guimarães. Super Trunfos: flora cerratense - uma ferramenta lúdica para o ensino multidisciplinar de botânica. 2024. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | No ensino de ciências, a base curricular apresenta a botânica enfatizando termos nada
usuais, privilegiando a cobrança de reconhecimento de nomes de estruturas e grupos de
organismos e não o entendimento das relações entre plantas e a humanidade ou a importância
biológica de plantas em relação ao funcionamento dos ecossistemas terrestres, ou seja, plantas
são ensinadas de forma muito distante da realidade dos estudantes e a quantidade de termos
para descrever estruturas, ciclo de vida, etc… de plantas torna a disciplina ainda mais
incompreensível.
Diante disso, este trabalho apresenta um jogo didático, no formato de "Super Trunfo",
para ser jogado entre duas a oito pessoas utilizando 30 angiospermas presentes no cerrado de
forma que os jogadores possam ao se divertirem, conhecerem e aprenderem alguns tópicos da
biologia e importância dessas plantas . O trabalho apresenta tópicos que buscam o combate à
invisibilidade botânica – contextualizada com a vida do morador cerratense: na alimentação,
medicina popular, reconhecimento de espécies animais chave para manutenção do bioma, uso
da madeira e fitofisionomia onde ocorrem essas espécies. O objetivo do jogo é um jogador
conseguir ficar com todas as cartas do monte. A partir da análise de quantificações ou
equidades das espécies, o jogador poderá recolher as cartas presentes dos adversários,
ganhando quando conseguir todas, ou pela contagem de pontos. Diante da aplicação é
esperado que os jogadores compreendam melhor a importância da existência da
biodiversidade local e da promoção do Cerrado não como área para a agropecuária, mas como
promotor de bem-estar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerrado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Botânica - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Super Trunfos: flora cerratense - uma ferramenta lúdica para o ensino multidisciplinar de botânica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-25T18:21:34Z | - |
dc.date.available | 2025-03-25T18:21:34Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41617 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Secondary School curriculum in Brazil presents botany with an emphasis on unusual
terms, prioritizing the recognition of names of structures and groups of organisms and not the
understanding of the relationships between plants and humanity nor the biological role plants
represent to life on Earth. In other words, plants are taught in a way that is very far from the
students' reality and the number of terms to describe structures, life cycles, etc. of plants
makes the subject even more incomprehensible.
In view of this, this work presents an educational game, in the format of “Top Trumps”, to be
played by two to eight people. In this particular example we present 30 species of
Angiosperms common to the Cerrado biome so that players get to know and learn some
topics about the biology and importance of these plants. The work presents topics that seek to
combat botanical invisibility as the categories chosen are based on aspects of the people’s
relation to the plant such as staple food, traditional medicine, wood use or the recognition of
key animal species for the maintenance of the biome. The objective of the game is for a
player to get all the cards in the deck. Based on the analysis of quantifications or species
equities, the player can collect the cards from his opponents, winning when he gets them all,
or by counting points. Through this game, it is expected that players will better understand the
importance of local biodiversity and the importance of Cerrado biome not just as an area for
agriculture, but as a promoter of well-being. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|