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Título: Um estudo sobre o ChatGPT aplicado ao ensino e aprendizagem: benefícios, riscos e recomendações
Autor(es): Mayer, Plínio Candide Rios
Garcia, Marco Antônio Nemetala
Orientador(es): Corrêa, Jan Mendonça
Assunto: Inteligência artificial
Inteligência artificial - uso na educação
Ensino e aprendizagem
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 21-Mar-2025
Referência: MAYER, Plínio Candide Rios; GARCIA, Marco Antônio Nemetala. Um estudo sobre o ChatGPT aplicado ao ensino e aprendizagem: benefícios, riscos e recomendações. 2025. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho consiste em uma análise bibliográfica sobre as consequências da introdução de LLMs no processo ensino-aprendizagem, em especial do ChatGPT. Buscou-se obter informações sobre a utilização atual de ferramentas baseadas em inteligência artificial no processo ensino-aprendizagem, bem como possíveis aplicações e dilemas éticos relacionados ao seu uso. O estudo explora conceitos associados ao desenvolvimento de inteligências artificiais, desde os conceitos mais básicos como inteligência artificial, aprendizado de máquina, aprendizado profundo e viés algorítmico, até conceitos mais complexos como a arquitetura transformer, utilizada pelo ChatGPT. Em relação ao GPT, modelo por trás do ChatGPT, foram reunidos dados sobre seu histórico, desenvolvimento e evolução. Foram reunidos, também, dados relacionados às capacidades e limitações da ferramenta em várias áreas do conhecimento como direito e medicina, embora tenha-se dado foco às capacidades relacionadas à matemática e programação. Para facilitar a compreensão, buscou-se organizar os fenômenos ligados à introdução da inteligência artificial no processo ensino-aprendizagem em benefícios, riscos e recomendações. O ponto central dessa abordagem é a representação em forma de tabela, na qual são apresentados os riscos e as recomendações propostas por cada autor, proporcionando uma visão estruturada do tema no contexto do ensino superior.
Abstract: This paper consists of a bibliographical analysis on the consequences of introduction of LLMs in the teaching-learning process, especially ChatGPT. It seeks to obtain information on the current use of tools based on artificial intelligence in the process teaching-learning, as well as possible applications and ethical dilemmas related to its use. This study explores concepts associated with development of artificial intelligence, from the most basic concepts such as artificial intelligence, machine learning, deep learning and algorithmic bias, even more complex concepts such as the transformer architecture used by ChatGPT. Regarding the GPT, the model behind ChatGPT, data was gathered about its history, development and evolution. Data were also gathered related to the capabilities and limitations of the tool in various areas of the knowledge such as law and medicine, although focus has been placed on mathematics and programming. To facilitate understanding, it organizes the phenomena linked to the introduction of intelligence artificial in the teaching-learning process in benefits, risks and recommendations. The central point of this approach is the representation in table form, which presented the risks and recommendations proposed by each author, providing a structured view of the topic in the context of higher education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025.
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