Título: | Um estudo sobre o ChatGPT aplicado ao ensino e aprendizagem: benefícios, riscos e recomendações |
Autor(es): | Mayer, Plínio Candide Rios Garcia, Marco Antônio Nemetala |
Orientador(es): | Corrêa, Jan Mendonça |
Assunto: | Inteligência artificial Inteligência artificial - uso na educação Ensino e aprendizagem |
Data de apresentação: | 20-Fev-2025 |
Data de publicação: | 21-Mar-2025 |
Referência: | MAYER, Plínio Candide Rios; GARCIA, Marco Antônio Nemetala. Um estudo sobre o ChatGPT aplicado ao ensino e aprendizagem: benefícios, riscos e recomendações. 2025. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma análise bibliográfica sobre as consequências da introdução
de LLMs no processo ensino-aprendizagem, em especial do ChatGPT. Buscou-se obter
informações sobre a utilização atual de ferramentas baseadas em inteligência artificial no
processo ensino-aprendizagem, bem como possíveis aplicações e dilemas éticos relacionados ao seu uso. O estudo explora conceitos associados ao desenvolvimento de inteligências artificiais, desde os conceitos mais básicos como inteligência artificial, aprendizado
de máquina, aprendizado profundo e viés algorítmico, até conceitos mais complexos como
a arquitetura transformer, utilizada pelo ChatGPT. Em relação ao GPT, modelo por
trás do ChatGPT, foram reunidos dados sobre seu histórico, desenvolvimento e evolução.
Foram reunidos, também, dados relacionados às capacidades e limitações da ferramenta
em várias áreas do conhecimento como direito e medicina, embora tenha-se dado foco
às capacidades relacionadas à matemática e programação. Para facilitar a compreensão,
buscou-se organizar os fenômenos ligados à introdução da inteligência artificial no processo ensino-aprendizagem em benefícios, riscos e recomendações. O ponto central dessa
abordagem é a representação em forma de tabela, na qual são apresentados os riscos e as
recomendações propostas por cada autor, proporcionando uma visão estruturada do tema
no contexto do ensino superior. |
Abstract: | This paper consists of a bibliographical analysis on the consequences of introduction of
LLMs in the teaching-learning process, especially ChatGPT. It seeks to obtain information
on the current use of tools based on artificial intelligence in the process teaching-learning,
as well as possible applications and ethical dilemmas related to its use. This study explores concepts associated with development of artificial intelligence, from the most basic
concepts such as artificial intelligence, machine learning, deep learning and algorithmic
bias, even more complex concepts such as the transformer architecture used by ChatGPT. Regarding the GPT, the model behind ChatGPT, data was gathered about its
history, development and evolution. Data were also gathered related to the capabilities
and limitations of the tool in various areas of the knowledge such as law and medicine,
although focus has been placed on mathematics and programming. To facilitate understanding, it organizes the phenomena linked to the introduction of intelligence artificial in
the teaching-learning process in benefits, risks and recommendations. The central point
of this approach is the representation in table form, which presented the risks and recommendations proposed by each author, providing a structured view of the topic in the
context of higher education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.