Título: | ChatGPT como um tutor para o ensino de algoritmos e programação de computadores: um relato de experiência |
Autor(es): | Fraga, Camila Frealdo Gomes, Luiza de Araújo Nunes |
Orientador(es): | Holanda, Maristela Terto de |
Assunto: | Inteligência artificial Chatbots Inteligência artificial - uso na educação Programação (Computadores) |
Data de apresentação: | 13-Fev-2025 |
Data de publicação: | 21-Mar-2025 |
Referência: | FRAGA, Camila Frealdo; GOMES, Luiza de Araújo Nunes. ChatGPT como um tutor para o ensino de algoritmos e programação de computadores: um relato de experiência. 2025. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | ChatGPT se tornou uma das ferramentas de inteligência artificial mais utilizadas entre
estudantes no setor da programação. Destaca-se no auxílio à aprendizagem, desde cálculo
até programação. Este artigo apresenta um relato de experiência de um experimento controlado conduzido na primeira disciplina de programação do primeiro semestre do curso
de Licenciatura em Computação na Universidade de Brasília (UnB). O experimento teve
como objetivo avaliar a performance e percepção dos alunos quanto ao uso do ChatGPT
em sala de aula, e sua capacidade de assistência em comparação à tutoria tradicional,
diferenciando-se de trabalhos anteriores ao realizar essa análise em uma turma de introdução à programação. Com base nesse contexto, este estudo busca responder às seguintes
questões: QP1 - Quais são as diferenças no impacto da tutoria baseada no ChatGPT
e da tutoria tradicional no aprendizado e desempenho dos estudantes em atividades de
programação?; QP2 - Qual a percepção dos estudantes sobre o uso do ChatGPT nas
atividades em sala de aula?; e QP3 - O uso do ChatGPT pode ter impacto na nota dos
alunos na avaliação da disciplina?
O experimento contou com a participação de 41 estudantes e ocorreu ao longo de três
semanas consecutivas e três dias de atividade com duração de 80 minutos cada, seguidos
de um formulário pós-atividade que foi conduzido para coletar a percepção dos estudantes sobre o dia de atividades. As respostas dos exercícios submetidos pelos estudantes
indicaram que os alunos que utilizaram o ChatGPT conseguiram submeter mais soluções
de exercícios em menos tempo do que o grupo controle. No entanto, as soluções submetidas pelo grupo do ChatGPT não estavam necessariamente corretas. Os resultados
dos formulários indicaram que os estudantes acreditam que o ChatGPT pode ser uma
ferramenta útil em sala de aula. Ainda assim, também expressaram uma preferência pela
tutoria tradicional em comparação à assistência do ChatGPT. |
Abstract: | ChatGPT has become one of the most widely used artificial intelligence tools among
students in the programming sector. It assists with learning in areas ranging from calculus
to programming. This paper presents an experience report for a controlled experiment
conducted in the first programming course of the Teaching Degree in Computer Science at
the University of Brasília (UnB). The experiment aimed to evaluate students’ performance
and perception of the use of ChatGPT in class and its capability of assisting in comparison to traditional tutoring, distinguishing itself from previous studies by conducting this
analysis in an introductory programming class. Given this context, this study seeks to
answer the following research questions: RQ1 - What are the differences in the impact of
ChatGPT-based tutoring and traditional tutoring on students’ learning and performance
in programming activities?; RQ2 - What are the students’ perception of using ChatGPT
in classroom activities?; and RQ3 - Can the use of ChatGPT impact students’ grades in
the course evaluation?
The experience involved the participation of 41 students. It consisted of three days
of activities throughout three consecutive weeks, each activity lasting 80 minutes long,
followed by post-activity surveys conducted to collect the students’ perceptions of the
day’s activity. The students’ submitted exercise answers indicated that those students
using ChatGPT were able to submit more exercise solutions in less time than the students
in the control group. However, the solutions submitted by the ChatGPT group were not
necessarily more accurate. Both groups achieved a similar accuracy rate for the exercises
they submitted. The survey results indicated that students believed that ChatGPT could
be useful in class. Still, they expressed a preference for traditional tutoring over assistance
from ChatGPT. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.