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Título: ChatGPT como um tutor para o ensino de algoritmos e programação de computadores: um relato de experiência
Autor(es): Fraga, Camila Frealdo
Gomes, Luiza de Araújo Nunes
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Inteligência artificial
Chatbots
Inteligência artificial - uso na educação
Programação (Computadores)
Data de apresentação: 13-Fev-2025
Data de publicação: 21-Mar-2025
Referência: FRAGA, Camila Frealdo; GOMES, Luiza de Araújo Nunes. ChatGPT como um tutor para o ensino de algoritmos e programação de computadores: um relato de experiência. 2025. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: ChatGPT se tornou uma das ferramentas de inteligência artificial mais utilizadas entre estudantes no setor da programação. Destaca-se no auxílio à aprendizagem, desde cálculo até programação. Este artigo apresenta um relato de experiência de um experimento controlado conduzido na primeira disciplina de programação do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Computação na Universidade de Brasília (UnB). O experimento teve como objetivo avaliar a performance e percepção dos alunos quanto ao uso do ChatGPT em sala de aula, e sua capacidade de assistência em comparação à tutoria tradicional, diferenciando-se de trabalhos anteriores ao realizar essa análise em uma turma de introdução à programação. Com base nesse contexto, este estudo busca responder às seguintes questões: QP1 - Quais são as diferenças no impacto da tutoria baseada no ChatGPT e da tutoria tradicional no aprendizado e desempenho dos estudantes em atividades de programação?; QP2 - Qual a percepção dos estudantes sobre o uso do ChatGPT nas atividades em sala de aula?; e QP3 - O uso do ChatGPT pode ter impacto na nota dos alunos na avaliação da disciplina? O experimento contou com a participação de 41 estudantes e ocorreu ao longo de três semanas consecutivas e três dias de atividade com duração de 80 minutos cada, seguidos de um formulário pós-atividade que foi conduzido para coletar a percepção dos estudantes sobre o dia de atividades. As respostas dos exercícios submetidos pelos estudantes indicaram que os alunos que utilizaram o ChatGPT conseguiram submeter mais soluções de exercícios em menos tempo do que o grupo controle. No entanto, as soluções submetidas pelo grupo do ChatGPT não estavam necessariamente corretas. Os resultados dos formulários indicaram que os estudantes acreditam que o ChatGPT pode ser uma ferramenta útil em sala de aula. Ainda assim, também expressaram uma preferência pela tutoria tradicional em comparação à assistência do ChatGPT.
Abstract: ChatGPT has become one of the most widely used artificial intelligence tools among students in the programming sector. It assists with learning in areas ranging from calculus to programming. This paper presents an experience report for a controlled experiment conducted in the first programming course of the Teaching Degree in Computer Science at the University of Brasília (UnB). The experiment aimed to evaluate students’ performance and perception of the use of ChatGPT in class and its capability of assisting in comparison to traditional tutoring, distinguishing itself from previous studies by conducting this analysis in an introductory programming class. Given this context, this study seeks to answer the following research questions: RQ1 - What are the differences in the impact of ChatGPT-based tutoring and traditional tutoring on students’ learning and performance in programming activities?; RQ2 - What are the students’ perception of using ChatGPT in classroom activities?; and RQ3 - Can the use of ChatGPT impact students’ grades in the course evaluation? The experience involved the participation of 41 students. It consisted of three days of activities throughout three consecutive weeks, each activity lasting 80 minutes long, followed by post-activity surveys conducted to collect the students’ perceptions of the day’s activity. The students’ submitted exercise answers indicated that those students using ChatGPT were able to submit more exercise solutions in less time than the students in the control group. However, the solutions submitted by the ChatGPT group were not necessarily more accurate. Both groups achieved a similar accuracy rate for the exercises they submitted. The survey results indicated that students believed that ChatGPT could be useful in class. Still, they expressed a preference for traditional tutoring over assistance from ChatGPT.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025.
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