Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41600
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MarianyLimaTavares_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Retenção de conhecimento e habilidade de diagnóstico da hipomineralização molar incisivo por estudantes de Odontologia
Autor(es): Tavares, Mariany Lima
Orientador(es): Nakagawa, Eliana Mitsue Takeshita
Assunto: Hipominiralização dentária
Data de apresentação: 10-Fev-2025
Data de publicação: 20-Mar-2025
Referência: TAVARES, Mariany Lima. Retenção de conhecimento e habilidade de diagnóstico da hipomineralização molar incisivo por estudantes de Odontologia. 2025. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Objetivo: Avaliar a retenção de conhecimento e habilidade de diagnóstico acerca da Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) por estudantes de graduação de Odontologia, bem como comparar a eficácia da aula aplicação de aula expositiva associada ou não a treinamento prático. Métodos: Um formulário eletrônico estruturado, fechado e autoaplicável, contendo duas partes, foi utilizado para avaliar conhecimentos teóricos e clínicos da HMI em Grupo Controle (GC) exposto à aula teórica expositiva e Grupo Teste (GT), exposto à aula teórica seguido de um treinamento prático. A retenção do conhecimento foi avaliada em três tempos: antes da aula (T0), imediatamente após (T1) e após 3 meses (T2), com base no número de respostas corretas. Os dados coletados foram organizados em tabelas e submetidos à análise estatística descritiva. Para análise entre os grupos e diferentes tempos, aplicou-se o Teste ANOVA para medidas repetidas a dois critérios, seguido do pós-teste de Tukey. Um nível de significância de 0,05 foi adotado. Resultados: A amostra analisada compreendeu 32 estudantes, sendo 66,5% do sexo feminino. Na comparação entre os grupos, não houve diferença estatisticamente significativa (p=0,094) entre os alunos que assistiram apenas a aula teórica (GC) em comparação aos que receberam também o treinamento prático (GT) neste estudo. Porém, observou-se que houve diferença estatisticamente significativa (p<0,001) entre o T0 em relação ao T1 e T2. Conclusão: Concluiu-se que os estudantes de Odontologia apresentaram melhor conhecimento logo após a ministração da aula teórica expositiva e após 3 meses, o que corrobora com a capacidade de retenção de conhecimento e habilidade de diagnóstico sobre HMI. Além disso, a aula teórica somente foi eficaz assim como a adição de treinamento prático.
Abstract: Objective: To evaluate the retention of knowledge and diagnostic skills regarding Molar Incisor Hypomineralization (MIH) by undergraduate dentistry students, as well as to compare the effectiveness of the application of a lecture associated or not with practical training. Methods: A structured, closed and self-administered electronic form, containing two parts, was used to evaluate theoretical and clinical knowledge of MIH in a Control Group (CG) exposed to the theoretical lecture and a Test Group (TG), exposed to the theoretical lecture followed by practical training. Knowledge retention was evaluated at three time points: before the lecture (T0), immediately after (T1) and after 3 months (T2), based on the number of correct answers. The collected data were organized in tables and examined by descriptive statistical analysis. For analysis between groups and different time points, the ANOVA test for repeated measures with two criteria was applied, followed by Tukey's post-test. A significance level of 0.05 was adopted. Results: The sample consisted of 32 students, 66.5% of whom were female. In the comparison between the groups, there was no statistically significant difference (p=0.094) between students who attended only the theoretical class (GC) compared to those who also received practical training (GT) in this study. However, there was a statistically significant difference (p<0.001) between T0 in relation to T1 and T2. Conclusion: It was concluded that dentistry students obtained better knowledge immediately after the theoretical lecture and after 3 months, which corroborates the ability to retain knowledge and diagnostic skills about HMI. In addition, the theoretical class alone was effective, as was the addition of practical training.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.