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Título: O uso de desenhos como técnica projetiva em Odontopediatria para avaliação da ansiedade : estudo transversal
Autor(es): Hussein, Gabriella Alves
Orientador(es): Lia, Érica Negrini
Assunto: Odontopediatria
Ansiedade em crianças
Data de apresentação: 17-Jan-2025
Data de publicação: 20-Mar-2025
Referência: HUSSEIN, Gabriella Alves. O uso de desenhos como técnica projetiva em Odontopediatria para avaliação da ansiedade: estudo transversal. 2025. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Medo e ansiedade são desafios emocionais que muitas crianças experimentam no consultório odontológico, que podem ser fatores que resultam em comportamentos de não cooperação. O uso de técnicas projetivas de autorrelato, como os desenhos, tem se mostrado eficaz na avaliação da ansiedade infantil. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de ansiedade relacionada ao atendimento odontológico por meio da interpretação de desenhos realizados por crianças. Participaram do estudo 14 crianças de 5 a 11 anos em atendimento odontológico no Hospital Universitário de Brasília. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os pais ou responsáveis sobre as características das crianças. Utilizou-se a escala "Child Drawing: Hospital" (CD :H) para analisar os desenhos. Para análise dos dados, utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, o teste de Mann-Whitney para comparações entre os sexos (masculino e feminino) e o teste t de Student para comparações entre as idades dos meninos e meninas. A percepção dos pais sobre o comportamento das crianças também foi avaliada utilizando o teste de Fisher. Os resultados qualitativos não indicaram uma associação estatisticamente significativa entre o sexo das crianças e a classificação parental em relação à ansiedade. Contudo, uma análise revelou que os meninos apresentaram um Odds Ratio (OR) de 3,3 vezes maior para a chance de serem classificados como ansiosos, em comparação com as meninas, embora essa diferença não tenha sido estatisticamente significativa. Neste estudo, nível de ansiedade foi médio entre as crianças avaliadas de acordo com a escala CD; H.
Abstract: Many children face emotional challenges on odontologic clinics, such as fear and anxiety related to the treatment, especially after negative experiences. The anxiety can manifest in multiple ways, depending on the individual characteristics, and it can result in non-cooperational behaviors. The use of projective techniques of self-report, like drawings, have shown efficiency on the evaluation of infantile anxiety, offering a non verbal and accessible way of children to express emotions. The goal of this study was to evaluate the level of anxiety related to the odontologic care through interpreting drawings made by children. Children between 5 and 11 years old under the odontologic care of the Hospital Universitário de Brasília took part on the study. The data was collected through interviews, with their parents or responsible adults, about the characteristics of the children. The scale utilized was the "Child Drawing: Hospital" (CD :H) to analyze the drawings. For data analysis, the Shapiro-Wilk test was used to verify the data normality, the Mann-Whitney test was utilized for comparison between the genders and the t of Student for comparison between the age of male and female children. The parents perception about the behavior of the children was also proved utilizing the Fisher test. The qualitative results did not point to a significant statistic association between the gender and the parental classification when in relation to anxiety. However, an analysis did reveal that male children showed an Odds Ratio (OR) of 3.3 times bigger to be classified as anxious, when in comparison to female children, although this difference didn't show to be statistically significant. In this study, the level of anxiety was average between the children analyzed through the CD; H scale.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2025.
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