Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4159
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DouglasEdmilsonSilva_LeandroCostaLima.pdf440,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atributos microbiológicos de um solo sob macaubeiras associadas à pastagem no Cerrado goiano
Autor(es): Silva, Douglas Edmilson
Lima, Leandro Costa
Orientador(es): Diniz, Lídia Tarchetti
Assunto: Microorganismos do solo
Solos - qualidade
Cerrado
Data de apresentação: 9-Out-2012
Data de publicação: 3-Dez-2012
Referência: SILVA, Douglas Edmilson; LIMA, Leandro Costa. Atributos microbiológicos de um solo sob macaubeiras associadas à pastagem no Cerrado goiano. 2012. vii, 41 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Diante do potencial de exploração econômico da macaubeira nas áreas do cerrado é necessária uma abordagem sobre o estudo da qualidade do solo sob esse sistema, para monitorar e controlar possíveis impactos que causem degradação do solo. O objetivo do trabalho foi avaliar os atributos microbiológicos de um solo sob macaubeiras associadas à pastagem no Cerrado goiano, em três profundidades e a diferentes distâncias em relação ao estipe da palmeira. Após a seleção de dez macaubeiras da mesma área, as amostras de solo foram coletadas a 50; 150 e 250 centímetros de distância do estipe das palmeiras. Foram coletadas dez subamostras para formar uma amostra composta para cada distância. Foram coletadas amostras nas profundidades de 0 a 10; 10 a 20 e 20 a 30 centímetros. As características analisadas foram: carbono microbiano, respiração basal, quocientes metabólico e microbiano, matéria orgânica, nitrogênio total e relação C:N. O Cmic, RB, qCO2 e a MO variam conforme se distancia do estipe de macaubeiras no Cerrado. O qMic, o NT e a relação C:N não sofrem efeito da variação horizontal em relação ao estipe das macaubeiras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons