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Título: Saúde oral da gestante e o Modelo de Crenças : uma revisão de escopo
Autor(es): Noleto, Rafaela Soares
Orientador(es): Souza, Tiago Araújo Coelho de
Assunto: Gestantes
Mulheres grávidas - saúde
Saúde bucal
Data de apresentação: 13-Dez-2024
Data de publicação: 19-Mar-2025
Referência: NOLETO, Rafaela Soares. Saúde oral da gestante e o Modelo de Crenças: uma revisão de escopo. 2024. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Introdução: As gestantes, devido a alterações sistêmicas e comportamentais, e aos fatores socioeconômicos e culturais, são suscetíveis às doenças bucais. As intervenções educativas fundamentadas no Modelo de Crenças em Saúde (MCS) têm sido eficazes na promoção de comportamentos preventivos, mediante análise das percepções de suscetibilidade, severidade, benefícios, barreiras, autoeficácia e estímulos para ação. Objetivos: Realizar uma revisão de escopo acerca da aplicação do MCS na Odontologia, com foco na saúde oral de gestantes, a fim de identificar lacunas de conhecimento, analisar o envolvimento dos aspectos socioeconômicos e fornecer embasamento teórico para futuras diretrizes nacionais. Metodologia: Definição da estratégia PCC (População, Conceito, Contexto), pergunta de pesquisa e palavras-chave. Foi seguido o protocolo PRISMA-ScR. As buscas foram realizadas nas bases Pubmed, LILACS, Embase, Scopus e Google Scholar, com vocabulário controlado (DECS), combinado por operadores booleanos “OR” e “AND”. Foi utilizado o gerenciador de referências Mendeley para organização dos achados. Critérios de inclusão: todos os estudos disponíveis acerca da saúde oral de gestantes e da utilização do MCS, em inglês, espanhol e português. Resultados: Os dezessete estudos incluídos (n=17) foram realizados de 2013 a 2024, no Irã, Brasil, Egito, Reino Unido e Tailândia. Predominaram os estudos experimentais (n=9), seguidos dos observacionais transversais (n=3) e qualitativos (n=3), um misto (n=1) e uma revisão de escopo (n=1). A faixa etária das gestantes variou de 15 a 46 anos e o período gestacional de 1 a 48 semanas. A maioria das participantes possuía ensino médio, eram domésticas, com renda familiar moderada e presença de seguro de saúde. Os estudos sugerem que a utilização do MCS em intervenções educativas é eficaz em incentivar práticas saudáveis e maior regularidade nas consultas, o que resultou em melhoria dos indicadores CPOD, IHO-S e IPC. Conclusões: É necessário que existam intervenções baseadas nos conhecimentos sociocomportamentais na Odontologia, especialmente aquelas voltadas para as gestantes. Conduto, ainda existe uma grande escassez de dados e estudos acerca desse tema. Os aspectos socioeconômicos limitam a adesão às ações preventivas, portanto, devem ser mais investigados. O MCS é considerado uma ferramenta eficaz na promoção de mudanças comportamentais, mas requer uma metodologia uniforme, extensão da avaliação a longo prazo e enfoque em outras condições orais.
Abstract: Background: Pregnant women, due to systemic and behavioral changes, as well as socioeconomic and cultural factors, are susceptible to oral diseases. Educational interventions based on the Health Belief Model (HBM) have been effective in promoting preventive behaviors, through the analysis of perceptions of susceptibility, severity, barriers, benefits, self-efficacy, and cues to action. Objectives: To perform a scoping review about the application of HBM in Dentistry, focusing on the oral health of pregnant women, to identify knowledge gaps, analyze the involvement of socioeconomic factors and provide a theoretical basis for future national guidelines. Methodology: Definition of the PCC strategy (Population, Concept, Context), research question, and keywords. The PRISMA-ScR protocol was followed. Searches were conducted in the PubMed, LILACS, Embase, Scopus, and Google Scholar databases using controlled vocabulary (MESH terms) combined with Boolean operators “OR” and “AND.” The Mendeley reference manager was used to organize the findings. Eligibility criteria: all available studies on the oral health of pregnant women and the use of the HBM, available in English, Spanish, and Portuguese. Results: The seventeen included studies (n=17) were conducted between 2013 and 2024, in Iran, Brazil, Egypt, the United Kingdom, and Thailand. Experimental studies predominated (n=9), followed by cross-sectional observational studies (n=3) and qualitative studies (n=3), one mixed-method study (n=1), and one scoping review (n=1). The average age of pregnant women was 15 to 46 years, and the gestational period ranged from 1 to 48 weeks. Most of the participants had a high school education, were homemakers, had moderate family income, and access to health insurance. The studies suggest that the use of the HBM in educational interventions is effective in stimulating healthy practices and greater regularity in dental appointments, resulting in improvements in DMFT, OHI-S and CPI indicators. Conclusions: Interventions based on sociobehavioral knowledge in Dentistry are essential, particularly those designed for pregnant women, However, there still exists a significant lack of data and studies on this topic. Socioeconomic factors limit adherence to preventive actions and therefore need further investigation. The HBM is considered an effective tool for promoting behavioral changes, but it requires a uniform methodology, long-term evaluation, and a focus on other oral conditions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2024.
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