Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4158
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MaraRubiaBarbosaSilva_KatianaBrandtGuedes.pdf875,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Biomassa, morfologia e curva de crescimento de cinco genótipos de Pfaffia glomerata em condição de estufa
Autor(es): Silva, Mara Rúbia Barbosa
Guedes, Katiana Brandt
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Raízes (Botânica)
Raízes - cultivo
Ginseng
Data de apresentação: 5-Out-2012
Data de publicação: 3-Dez-2012
Referência: SILVA, Mara Rúbia Barbosa; GUEDES, Katiana Brandt. Biomassa, morfologia e curva de crescimento de cinco genótipos de Pfaffia glomerata em condição de estufa. 2012. ii, 36 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: As raízes de Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen, espécie perene, de porte arbustivo pertencente à família Amaranthaceae, são de grande interesse comercial, tanto na forma de fito-medicamentos, quanto de suplementos alimentares. É uma espécie nativa da América do Sul e de ocorrência comum nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. O objetivo do presente trabalho foi obter a curva de crescimento de cinco genótipos de Pfaffia glomerata obtidos a partir da autosemeadura ocorrida na coleção de acessos da UnB, determinar a produção de biomassa da parte aérea e da raiz e descrever sua morfologia externa. O ensaio foi feito em estufa do tipo Glasshouse. As temperaturas médias das mínimas e das máximas durante os meses de ensaio foram respectivamente 20.1º C e 35,5 ºC. A partir das cinco plântulas oriundas da autosemeadura foram obtidas estacas uninodais que foram crescidas em miniestufa e ao enraizarem e atingirem em média 10 cm de altura, foram transplantadas para vasos de 2L de capacidade contendo mistura de solo adubado e dispostos sobre bancadas de cimento na estufa do tipo Glasshouse. Durante oito semanas após o transplante, foi medida semanalmente a altura da planta, desde o nível do coleto até o broto mais elevado e, ao final do ensaio foi obtida a massa fresca das raízes e a massa fresca da parte aérea. Foram anotadas as características morfológicas das plantas para acessar a diversidade neste item, compreendendo a morfologia do limbo foliar, a cor do talo e a pilosidade e a emissão floral. O crescimento das plantas de P. glomerata em condição de estufa apresentou-se compatível com o padrão da cultura. As plantas oriundas da auto-semeadura apresentaram elevada segregação de caracteres morfológicos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons