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Título: Inovação no setor público
Autor(es): Teixeira, Joyceane Moreno
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Inovação
Administração pública
serviço público
Data de apresentação: 3-Ago-2024
Data de publicação: 18-Mar-2025
Referência: TEIXEIRA, Joyceane Moreno. Inovação no setor público. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho monográfico teve por finalidade, definir o conceito de inovação, verificar a importância e o impacto que a inovação gera dentro do setor público. Averiguar práticas de inovação já aplicadas na administração e como essas inovações podem impactar positivamente a eficiência da prestação do serviço público e, consequentemente, a satisfação dos cidadãos. O método utilizado para alcançar o objetivo desta pesquisa, foi o método bibliográfico. Buscouse o pensamento dos mais diversos autores, organizando suas diversas opiniões e estudos a fim de trazer congruência, um consenso a respeito do objetivo que percorreu esta pesquisa qualitativa. A inovação, tema abordado neste trabalho monográfico, foi visto de maneira ampla, podendo ser aplicada em grande área do setor público, nos órgãos da administração direta e indireta. O objeto desta pesquisa consistiu em investigar e responder a seguinte questão: qual é o impacto da inovação dentro do setor público e como isso pode melhorar a eficiência, a qualidade dos serviços e a satisfação dos cidadãos? Esta pergunda foi respondida no desenrolar deste artigo, ao analisar o papel da inovação na administração pública e identificar pontos cruciais de contribuição e de melhorias que a inovação pode trazer como resultado para os serviços por ela prestados, bem como a eficiência administrativa e a satisfação dos cidadãos. No decorrer deste trabalho teve-se a oportunidade de observar, através de exemplos concretos, o quanto é importante a aplicação de práticas inovadoras e os benefícios que ela pode gerar tanto na eficiência da prestação de serviços, na gestão de seus recursos como também na interação entre a Administração e seus administrados. O intuito com este trabalho foi incentivar gestores, diretores e servidores públicos a adotar práticas inovadoras em seus respectivos órgãos, tendo em vista que, por muitas vezes, apenas com pequenas mudanças e boa vontade dos envolvidos na administração pública, é possível introduzir inovações que trazem melhorias significativas para os serviços prestados e consequentemente, satisfação dos seus usuários.
Abstract: This monographic work aimed to define the concept of innovation, verify the importance and impact that innovation generates within the public sector. Investigate innovation practices already applied in administration and how these innovations can positively impact the efficiency of public service provision and, consequently, citizen satisfaction. The method used to achieve the objective of this research was the bibliographic method. The thoughts of the most diverse authors were sought, organizing their diverse opinions and studies in order to bring congruence, a consensus regarding the objective behind this qualitative research. Innovation, a topic covered in this monographic work, was seen in a broad way, and can be applied across a large area of the public sector, both in direct and indirect administration bodies. The object of this research was to investigate and answer the following question: what is the impact of innovation within the public sector and how can this improve efficiency, quality of services and citizen satisfaction? This question was answered in the course of this article, by analyzing the role of innovation in public administration and identifying crucial points of contribution and improvements that innovation can bring as a result to the services it provides, as well as administrative efficiency and customer satisfaction. citizens. During this work, we had the opportunity to observe, through concrete examples, how important the application of innovative practices is and the benefits it can generate both in the efficiency of service provision, in the management of resources as well as in interaction between the Administration and its administrators. The aim of this work was to encourage managers, directors and public servants to adopt innovative practices in their respective bodies, bearing in mind that, often, with just small changes and the goodwill of those involved in public administration, it is possible to introduce innovations that bring significant improvements to the services provided and consequently, user satisfaction.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2024.
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