Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_FernandaTiagoDosSantos_tcc.pdf580,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ofélias me explicam: atravessamentos entre feminilidade e teatro
Autor(es): Santos, Fernanda Tiago dos
Orientador(es): Jesus, Jennifer Jacomini de
Assunto: Teatro
Mulheres na arte
Personagens no teatro
Mulheres
Data de apresentação: 12-Fev-2025
Data de publicação: 14-Mar-2025
Referência: SANTOS, Fernanda Tiago dos. Ofélias me explicam: atravessamentos entre feminilidade e teatro. 2025. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Interpretação Teatral) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca da presença feminina na cena teatral, a partir de experiencias de cinco atrizes que integraram o processo de montagem do espetáculo Ofélias explicam (2024), em diálogo com referências teóricas acerca do tema. A metodologia escolhida foi o relato de experiências, com descrição dos contextos e procedimentos adotados no processo criativo, a partir dos estudos na disciplina Técnicas de Experimentação em Artes Cênicas 2 (TEAC 2), ministradas pelos professores Fernando Villar e Bidô Galvão. Os relatos das atrizes permeiam o trabalho como um todo, sendo fio condutor para os tópicos abordados, tais como o apagamento feminino, estereótipos cristalizados na performatividade de gênero. Essa abordagem teve o propósito de evidenciar como a teoria e a prática se conectam e se explicam mutuamente. O trabalho revela a amplitude do tema e as dificuldades de se explorar todos os seus desdobramentos e peculiaridades.
Abstract: The present work aims to promote a reflection on the presence of women in the theatrical scene, based on the experiences of five actresses who were part of the creative process of the production Ofélias Explicam (2024), in dialogue with theoretical references on the subject. The chosen methodology was the report of experiences, with a description of the contexts and procedures adopted in the creative process, based on studies in the courses Técnicas de Experimentação em Artes Cênicas 2 (TEAC 2), taught by professors Fernando Villar and Bidô Galvão. The actresses' accounts permeate the work as a whole, serving as a guiding thread for the topics addressed, such as the erasure of women and the stereotypes crystallized in gender performativity. This approach aims to highlight how theory and practice connect and mutually explain each other. The work reveals the breadth of the theme and the difficulties of exploring all its developments and peculiarities.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.