Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41570
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_KathleenCristinaAlbuquerqueSantos_tcc.pdf2,71 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Luciana da Costa-
dc.contributor.authorSantos, Kathleen Cristina Albuquerque-
dc.identifier.citationSANTOS, Kathleen Cristina Albuquerque. Artes cênicas e colonialidade: uma investigação sobre o ensino de Artes Cênicas no Brasil. 2025. 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso investiga a colonialidade e sua influência no ensino das Artes Cênicas no Brasil. A pesquisa deriva de um estudo de iniciação científica realizado no âmbito do PIBIC-AF, focado em Gênero, Performance e Colonialidade nas Artes Cênicas Latino-Americanas. O objetivo principal aqui é analisar como a colonialidade se enraizou nos currículos de artes na educação básica no Brasil, com recorte no Distrito Federal e questionar possíveis processos de “descolonização”. A pesquisa aborda a indissociabilidade do par modernidade/colonialidade e questiona a história do teatro e seus currículos como uma narrativa moderna e colonial. Através de análise, o estudo destaca a importância de políticas decoloniais e contra-coloniais tanto na vida pessoal quanto profissional. Utilizando a autoetnografia como metodologia, a pesquisa examina as experiências de professores formados pela Universidade de Brasília em Artes Cênicas, partindo da experiência da autora e problematizando a eficácia de suas formações em promover um ensino descolonizado. A investigação busca entender os impactos da colonialidade nas estruturas de ensino e encontrar soluções para um ensino das artes mais inclusivo e representativo das diversas tradições culturais. A pesquisa é dividida em três capítulos: o primeiro aborda a colonialidade e modernidade, o segundo utiliza a autoetnografia para questionar a colonialidade, e o terceiro investiga processos de colonialidade e contra-colonialidade no ensino básico através de entrevista qualitativa com professores egressos do CEN/UnB e hoje atuantes na rede pública e privada de educação básica 1 do DF. O trabalho conclui com a importância de um ensino que questione seu caráter colonizado e que se coloque como antirracista e não sexista, levantando questões que ajudem a pensar a revisão dos currículos das Artes Cênicas no ensino básico 1.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicas - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordColonialidadept_BR
dc.titleArtes cênicas e colonialidade: uma investigação sobre o ensino de Artes Cênicas no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T20:58:21Z-
dc.date.available2025-03-14T20:58:21Z-
dc.date.submitted2025-02-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41570-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis investigates coloniality and its influence on the teaching of Performing Arts in Brazil. The research was started as a PIBIC-AF, focused on Gender, Performance, and Coloniality in Latin American Performing Arts. The main objective here is to analyse how coloniality has rooted itself in the arts curricula in basic education in the Federal District, Brazil, and propose possible “decolonization” processes. The research addresses the inseparability of the modernity/coloniality pair and questions the history of theatre and its curricula as a modern and colonial narrative. Through analysis, the study highlights the importance of decolonial and counter-colonial policies both in personal and professional life. Using autoethnography as a methodology, the research examines the experiences of teachers trained by the University of Brasília in Performing Arts, based on the author's experience, and questions the ef ectiveness of their training in promoting decolonized teaching. The investigation seeks to understand the impacts of coloniality on educational structures and find solutions for more inclusive and representative arts education of diverse cultural traditions. The research is divided into three chapters: the first addresses coloniality and modernity, the second uses autoethnography to question coloniality, and the third investigates processes of coloniality and counter-coloniality in basic education through qualitative interviews with former CEN/UnB teachers, now working in public and private basic education schools in the Federal District. The work concludes with the importance of an education that questions its colonized nature and positions itself as anti-racist and non-sexist, raising issues that aims to help revising the Performing Arts curricula in basic education 1.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.