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Título: Hotéis & Patas: um estudo multicasos em Brasília - DF
Outros títulos: Hotels & Paws: a multi-case study in Brasília-DF
Hoteles y Patas: un estudio de casos múltiples en Brasilia-DF
Autor(es): Santos, Diogo Ribeiro dos
Orientador(es): Borges, Aylana Laíssa Medeiros
Assunto: Animais de estimação
Hotelaria
Hotéis
Data de apresentação: 12-Fev-2025
Data de publicação: 10-Mar-2025
Referência: SANTOS, Diogo Ribeiro dos. Hotéis & Patas: um estudo multicasos em Brasília - DF. 2025. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Na contemporaneidade, os animais passaram a integrar a vida familiar das pessoas, de maneira que os vínculos afetivos entre tutores e animais de estimação tornaram-se mais fortes e, para muitos, necessários. Sabendo que a relação entre seres humanos e animais perpassa no tempo, tem-se que ela é capaz de mudar comportamentos, incluindo ainda a reorganização do mercado para atender a demandas específicas, como no caso da oferta de hospedagens que permitam a permanência de pets. Este estudo teve como objetivo analisar os serviços pet friendly oferecidos em dois hotéis de Brasília, no Distrito Federal, tendo em vista ser um destino que se considera “cidade turística pet friendly”. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, e devido a abordagem qualitativa empregada, foram realizadas entrevistas com gestores dos empreendimentos selecionados. Como resultado, notou-se que os gestores dos hotéis veem o segmento pet friendly como uma vantagem e diferencial competitivo frente aos outros hotéis, entretanto constatou-se que ainda são básicos e mínimos os serviços destinados para os animais de estimação, e ainda não há, por exemplo, ofertas de serviços que permitam ao tutor e pet compartilharem uma experiência conjunta.
Abstract: t. In contemporary times, animals have become a prominent part of people's lives. In occasion to that, the emotional bonds between guardians and pets have become stronger and, for many, necessary. Knowing that the relationship between humans and animals goes through time, it is capable of changing behaviour, including reorganizing the market to meet specific demands, as in the case of offering accommodation that allows pets to stay. The aim of this study was to analyze the pet-friendly services offered in two hotels in Brasília, Distrito Federal, given that it is a destination that considers itself to be a “pet-friendly tourist city”. The methodology used was bibliographical and documentary research, and due to the qualitative approach used, interviews were conducted with managers of the selected enterprises. As a result, it was noted that the hotel managers see the pet-friendly segment as an advantage and competitive differential compared to other hotels, however it was found that the services for pets are still basic and minimal, and there are not yet, for example, offers of services that allow the guardian and pet to share a joint experience.
Resumén: En la época contemporánea, los animales han pasado a formar parte de la vida familiar de las personas, por lo que los vínculos afectivos entre guardianes y mascotas se han hecho más fuertes y, para muchos, necesarios. Sabiendo que la relación entre humanos y animales va y viene a lo largo del tiempo, es capaz de modificar comportamientos, incluida la reorganización del mercado para satisfacer demandas específicas, como en el caso de la oferta de alojamientos que permiten la estancia de mascotas. El objetivo de este estudio fue analizar los servicios pet-friendly ofrecidos en dos hoteles de Brasilia, Distrito Federal, dado que se trata de un destino que se considera una «ciudad turística pet-friendly». La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica y documental y, debido al enfoque cualitativo empleado, se realizaron entrevistas a los gestores de las empresas seleccionadas. Como resultado, se observó que los gerentes de los hoteles ven el segmento pet-friendly como una ventaja y diferencial competitivo frente a otros hoteles, sin embargo, se observó que los servicios prestados para las mascotas son aún básicos y mínimos, y todavía no hay oferta de servicios que permitan a los dueños de mascotas y sus mascotas compartir una experiencia conjunta, por ejemplo
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2025.
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