Título: | Hotéis & Patas: um estudo multicasos em Brasília - DF |
Outros títulos: | Hotels & Paws: a multi-case study in Brasília-DF Hoteles y Patas: un estudio de casos múltiples en Brasilia-DF |
Autor(es): | Santos, Diogo Ribeiro dos |
Orientador(es): | Borges, Aylana Laíssa Medeiros |
Assunto: | Animais de estimação Hotelaria Hotéis |
Data de apresentação: | 12-Fev-2025 |
Data de publicação: | 10-Mar-2025 |
Referência: | SANTOS, Diogo Ribeiro dos. Hotéis & Patas: um estudo multicasos em Brasília - DF. 2025. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Na contemporaneidade, os animais passaram a integrar a vida familiar das pessoas, de maneira que
os vínculos afetivos entre tutores e animais de estimação tornaram-se mais fortes e, para muitos, necessários.
Sabendo que a relação entre seres humanos e animais perpassa no tempo, tem-se que ela é capaz de mudar
comportamentos, incluindo ainda a reorganização do mercado para atender a demandas específicas, como no
caso da oferta de hospedagens que permitam a permanência de pets. Este estudo teve como objetivo analisar
os serviços pet friendly oferecidos em dois hotéis de Brasília, no Distrito Federal, tendo em vista ser um destino
que se considera “cidade turística pet friendly”. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e
documental, e devido a abordagem qualitativa empregada, foram realizadas entrevistas com gestores dos
empreendimentos selecionados. Como resultado, notou-se que os gestores dos hotéis veem o segmento pet
friendly como uma vantagem e diferencial competitivo frente aos outros hotéis, entretanto constatou-se que ainda
são básicos e mínimos os serviços destinados para os animais de estimação, e ainda não há, por exemplo,
ofertas de serviços que permitam ao tutor e pet compartilharem uma experiência conjunta. |
Abstract: | t. In contemporary times, animals have become a prominent part of people's lives. In occasion to that, the
emotional bonds between guardians and pets have become stronger and, for many, necessary. Knowing that the
relationship between humans and animals goes through time, it is capable of changing behaviour, including
reorganizing the market to meet specific demands, as in the case of offering accommodation that allows pets to
stay. The aim of this study was to analyze the pet-friendly services offered in two hotels in Brasília, Distrito
Federal, given that it is a destination that considers itself to be a “pet-friendly tourist city”. The methodology used
was bibliographical and documentary research, and due to the qualitative approach used, interviews were
conducted with managers of the selected enterprises. As a result, it was noted that the hotel managers see the
pet-friendly segment as an advantage and competitive differential compared to other hotels, however it was found
that the services for pets are still basic and minimal, and there are not yet, for example, offers of services that
allow the guardian and pet to share a joint experience. |
Resumén: | En la época contemporánea, los animales han pasado a formar parte de la vida familiar de las
personas, por lo que los vínculos afectivos entre guardianes y mascotas se han hecho más fuertes y, para
muchos, necesarios. Sabiendo que la relación entre humanos y animales va y viene a lo largo del tiempo, es
capaz de modificar comportamientos, incluida la reorganización del mercado para satisfacer demandas
específicas, como en el caso de la oferta de alojamientos que permiten la estancia de mascotas. El objetivo de
este estudio fue analizar los servicios pet-friendly ofrecidos en dos hoteles de Brasilia, Distrito Federal, dado que
se trata de un destino que se considera una «ciudad turística pet-friendly». La metodología utilizada fue la
investigación bibliográfica y documental y, debido al enfoque cualitativo empleado, se realizaron entrevistas a los
gestores de las empresas seleccionadas. Como resultado, se observó que los gerentes de los hoteles ven el
segmento pet-friendly como una ventaja y diferencial competitivo frente a otros hoteles, sin embargo, se observó
que los servicios prestados para las mascotas son aún básicos y mínimos, y todavía no hay oferta de servicios
que permitan a los dueños de mascotas y sus mascotas compartir una experiencia conjunta, por ejemplo |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2025. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Turismo
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.