Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlvaroCamposFerreira.pdf2,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação analítica numérica de cavidades acústicas e vibro-acústicas
Autor(es): Ferreira, Álvaro Campos
Orientador(es): Morais, Marcus Vinicius Girão de
Assunto: Acústica
Vibração - ondas sonoras
Automóveis
Data de apresentação: 27-Jun-2012
Data de publicação: 30-Nov-2012
Referência: FERREIRA, Álvaro Campos. Comparação analítica numérica de cavidades acústicas e vibro-acústicas. 2012. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma metodologia para a comparação entre as soluções analíticas e numéricas para cavidades acústicas e vibro-acústicas, levando em consideração técnicas abordadas em trabalhos anteriores, tanto para o desenvolvimento das soluções e análises analíticas quanto para o modelo numérico. Técnicas para o acoplamento fluido-estrutura, análise modal, harmônica e de resposta em frequência são abordadas e discutidas durante os capítulos e o resultado dessas técnicas é analisado e comparado, através de gráficos das formas modais e de resposta em frequência. O projeto está inserido em um contexto automobilístico, em que as características vibro-acústicas da cavidade do motorista e a interação com as outras cavidades do veículo são de extrema importância para o conforto acústico dos passageiros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This project presents a methodology for the comparison between the analytical and numerical solutions of acoustic and vibro-acoustic cavities, taking in account previously developed solutions, both for the solutions and analysis of the analytical answers and the numerical modeling of the problem. Fluid-structure coupling techniques, modal and harmonic analysis are addressed and discussed throughout the chapters. The project is inserted in an automotive context, in which the vibro-acoustic characteristics of the motorist cavity and the interaction between itself and the other cavities of the vehicle pose a problem of extreme importance for the acoustic comfort of the passengers.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2012.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons