Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41494
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_WelliniDosSantosIzidre_tcc.pdf867,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Oito passos e duas rodas : um olhar sobre o fazer teatral com adolescentes do bairro Primavera III (Primavera do Leste/MT)
Autor(es): Izidre, Wellini dos Santos
Orientador(es): Ribeiro, Ricardo Cruccioli
Assunto: Experiência dramatúrgica
Teatro
Teatro - apresentação
Jovens
Jovens - protagonismo
Data de apresentação: 16-Set-2024
Data de publicação: 28-Fev-2025
Referência: IZIDRE, Wellini dos Santos. “Oito passos e duas rodas: um olhar sobre o fazer teatral com adolescentes do bairro Primavera III (Primavera do Leste/MT). 2024. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Cuiabá-MT, 2024.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o protagonismo juvenil. Trata-se de pesquisa realizada no âmbito da Licenciatura em Teatro promovida pela Universidade de Brasília – UnB, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, que tem como objetivo geral observar os resultados de experiência vivenciada com o Grupo Satélite de teatro, do bairro periférico Primavera III, de Primavera do Leste/MT, por meio de breve descrição e reflexão do espetáculo “Oito Passos e Duas Rodas” (2016), de Wanderson Lana, a fim de avaliar as contribuições do fazer teatral em Primavera III ao protagonismo juvenil de jovens artistas do teatro dessa comunidade. A pesquisa se construiu a partir de alguns procedimentos metodológicos. São eles: realização de estudos teóricos sobre o tema e os conceitos discutidos no trabalho; descrição e análise do espetáculo já citado. Nesse caso, além de acessar anotações que foram feitas em diários de bordos da época em que a montagem aconteceu, 2016, o registro escrito também se deu a partir de lembranças que me vieram à memória. Também foi aplicado um questionário com cinco integrantes do Grupo Satélite que participaram da montagem do espetáculo. Teoricamente o trabalho se desenvolveu a partir de questões relacionadas à juventude, ao protagonismo juvenil e ao processo colaborativo, em especial a dramaturgia colaborativa. Para tanto, foram lidos estudiosos como Wanderson Lana (2014), Aline Seabra (2016) Joice Berth (2023) e Bruna de Moura e Marquiana Gomes (2022). Enquanto resultados, a pesquisa apresenta informações que permitem afirmar que o fazer teatral em Primavera III promove o protagonismo juvenil em jovens artistas do teatro dessa comunidade, além de contribuem para o entendimento de que o fazer teatral, de modo geral, pode colaborar com o surgimento e fortalecimento do protagonismo juvenil em comunidades periféricas, social e negativamente, marginalizadas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.