Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4147
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DouglasRamosLorena.pdf776,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de produtos alternativos e fungicidas na cultura do morangueiro, sob condições de campo, em Brazlândia-DF
Autor(es): Lorena, Douglas Ramos
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Assunto: Morango
Fungicidas
Produtos químicos agrícolas
Agrotóxicos
Data de apresentação: 11-Out-2012
Data de publicação: 30-Nov-2012
Referência: LORENA, Douglas Ramos. Uso de produtos alternativos e fungicidas na cultura do morangueiro, sob condições de campo, em Brazlândia-DF. 2012. xi, 32 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A agricultura moderna tem buscado novas alternativas para uma produção sustentável, tanto ambientalmente, quanto economicamente. Neste trabalho objetivou-se avaliar o desempenho agronômico de 3 variedades de morango (‘Portola’, ‘Albion’ e ‘Aromas’) em resposta ao uso de produtos alternativos (Bion®; Gesso; Fosfito e Silício) e da aplicação de fungicidas sistêmicos e de contato sob condições de campo em Brazlândia, Distrito Federal. O ensaio foi conduzido em condições de campo situado na Gleba 02 Lote 114 PICAG Brazlândia-DF. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em arranjo fatorial com 7 tratamentos (testemunha; Bion®; Gesso; Fosfito; Silício; Fungicida Protetor e Fungicida Sistêmico) e variedades de morango (‘Portola’, ‘Albion’ e ‘Aromas’). Foram avaliados os seguintes parâmetros: número de frutos comerciais; número de frutos descartados; rendimento total de frutos; massa total de frutos; massa média do fruto; comprimento médio do fruto; diâmetro médio do fruto; relação comprimento/diâmetro e produtividade estimada por hectare. A variedade ‘Portola’ apresentou resultados satisfatórios no número de frutos comerciais quanto ns tratamento fungicida protetor tanto no tratamento com silício. A variedade ‘Albion’ apresentou o menor número de frutos descartados em todos os tratamentos. A variedade ‘Portola’ apresentou o maior rendimento de frutos tanto com o uso de fungicida protetor quanto sob efeito do silício. A maior massa de frutos foi obtida na variedade ‘Portola’ com o uso de fungicida protetor e silício. A maior massa média fruto foi obtida na variedade ‘Albion’ na testemunha. A variedade ‘Portola’ apresentou as maiores produtividades tanto no tratamento com fungicida protetor quanto no uso de silício.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons