Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4142
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JomarydosSantosMoreira.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação dos indicadores zootécnicos da atividade leiteira da Fazenda Pinhal, MG
Autor(es): Moreira, Jomary dos Santos
Orientador(es): Mendes, Clayton Quirino
Assunto: Leite - produção
Bovino de leite
Data de apresentação: 8-Out-2012
Data de publicação: 29-Nov-2012
Referência: MOREIRA, Jomary dos Santos. Avaliação dos indicadores zootécnicos da atividade leiteira da Fazenda Pinhal, MG. 2012. xi, 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O objetivo do estágio foi acompanhar as diferentes etapas da produção de leite e avaliar os índices zootécnicos da Fazenda Pinhal, localizada no município de Elói Mendes/MG. A fazenda está em fase de implantação de um sistema do tipo “free stall”, os animais, em sua maioria da raça holandesa, permanecem em piquetes próximos à sala de ordenha durante o ano inteiro e recebem alimentação na pista de trato. Além disso, a fazenda realiza todas as fases do sistema de produção leiteira: cria, recria reprodução/produção. Os dados utilizados foram obtidos do sistema informatizado de gestão agropecuária IDEAGRI e são referentes aos anos de 2010 e 2011. Foram analisados os seguintes dados: 1) Cria: peso ao nascimento, peso a desmama, idade a desmama, ganho de peso diário, taxa de mortalidade, 2) Recria: idade à primeira inseminação, peso à primeira inseminação, idade ao primeiro parto, peso ao primeiro parto, taxa de prenhez, 3) Produção: produção de leite/animal, dias em lactação, intervalo de partos. A maioria dos índices avaliados apresentaram resultados considerados satisfatórios para a atividade leiteira. Entretanto, os resultados obtidos para dias em lactação, taxa de prenhez e peso ao primeiro parto podem ser melhorados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons