Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AirtonNunesAffonso.pdf205,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Curva de crescimento e biomassa de dois acessos do gênero Ocimum em condições de estufa
Autor(es): Affonso, Airton Nunes
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Horticultura
Manjericão - cultivo
Data de apresentação: Jul-2012
Data de publicação: 29-Nov-2012
Referência: ALFONSO, Airton Nunes. Curva de crescimento e biomassa de dois acessos do gênero Ocimum em condições de estufa. 2012. v, 20 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a taxa de crescimento e a produção de biomassa da parte aérea de dois acessos de manjericão, Ocimum basilicum tipo colunar roxo e o híbrido Ocimum cf. canum, em vasos, em condições de estufa. O ensaio foi conduzido totalmente em casa de vegetação do tipo Glasshouse na Estação Experimental de Biologia-EEB da Universidade de Brasília situada na via L4 norte, no Plano Piloto de Brasília/DF, a 15° 48’ Latitude Sul e 47° 53’ Longitude Oeste, a 1.000 metros de altitude. Vinte estacas com aproximadamente 5 cm de cada acesso de manjericão, Ocimum basilicum e o híbrido Ocimum cf. canum, foram postas a enraizar na mistura EEB - latossolo textura média + areia + composto orgânico + vermiculita - mais fertilizante. As plantas foram arranjadas em delineamento inteiramente casualizado com vinte repetições. Durante os sessenta e cinco dias de cultivo foram medidas as alturas das plantas semanalmente. Em seguida foi obtida a biomassa fresca e seca. Os dados foram analisados estatisticamente. Houve diferença na produtividade de biomassa seca e fresca da parte aérea, na altura e na emissão de flores entre os dois acessos de manjericões testados. O acesso Ocimum cf. canum destacou-se pela produtividade em biomassa da parte aérea, altura, presença de flores e pela acentuada resistência aos crisomelídeos. Confirmou-se a resistência Ocimum cf. canum ao ataque de crisomelídeos relatada anteriormente. A ausência de florescimento em Ocimum basilicum tipo “roxo colunar” foi considerada vantajosa para a produção comercial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons