Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BrunoCostaSilva.pdf291,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de mudas de Ocimum cf. canum relativo a três tipos de estacas em casa de vegetação
Autor(es): Silva, Bruno Costa
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Horticultura
Propagação por estaquia
Plantas - desenvolvimento
Data de apresentação: Set-2012
Data de publicação: 29-Nov-2012
Referência: SILVA, Bruno Costa. Desenvolvimento de mudas de Ocimum cf. canum relativo a três tipos de estacas em casa de vegetação. 2012. viii, 16 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O objetivo geral de presente trabalho foi comparar três tipos de estacas no desenvolvimento das mudas de um acesso de Ocimum cf. canum Sims conhecido como Manjericão “Híbrido”. Trinta estacas com aproximadamente 5 cm de tamanho cada do acesso, disponíveis na Estação Experimental de Biologia da Universidade de Brasília foram multiplicadas por 29 dias mediante três tratamentos, quais sejam: 1- estacas vegetativas; 2- estacas floridas; 3- estacas floridas podadas (primórdio floral retirado). As estacas foram implantadas em uma sementeira tipo caixa até o enraizamento e rebrota e em seguida foram cultivadas por seis semanas até a colheita em vasos com volume de 2 litros. Semanalmente foram feitas as observações das seguintes características: altura das plantas, presença de flores, presença de insetos e bifurcação das hastes. As partes aéreas foram colhidas aos 42 dias de cultivo a partir do transplante para se avaliar a biomassa fresca. As peças foram postas a secar ao ar à sombra por 21 dias, quando então foi aferido o peso seco. O estado fisiológico das estacas e a poda de estacas floridas influenciou na qualidade das mudas. As melhores mudas foram obtidas com estacas não floridas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons