Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4138
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_YumiKamilaDeMendoncaFukushi.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Manejo de plantas espontâneas em sistemas consorciados de hortaliças
Autor(es): Fukushi, Yumi Kamila de Mendonça
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Horticultura
Plantas invasoras
Data de apresentação: 9-Out-2012
Data de publicação: 29-Nov-2012
Referência: FUKUSHI, Yumi Kamila de Mendonça. Manejo de plantas espontâneas em sistemas consorciados de hortaliças. 2012. ix, 26 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do consórcio de hortaliças na supressão de plantas espontâneas, tanto em cultivo protegido quanto em campo aberto. Os experimentos foram realizados na área de produção de hortaliças da Fazenda Água Limpa – FAL, da Universidade de Brasília – UnB, de junho a outubro de 2011. No experimento realizado em casa de vegetação, foram sete tratamentos com quatro repetições com delineamento experimental de blocos ao acaso. Os tratamentos foram monocultura de repolho, monocultura de coentro, monocultura de cebolinha; consórcios duplos de repolho e coentro, repolho e cebolinha, coentro e cebolinha e o consórcio triplo de repolho, coentro e cebolinha. No experimento realizado a campo aberto, o delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com sete tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram os seguintes: monocultura de repolho, monocultura de milho-doce, monocultura de feijão-vagem; consórcios duplos de repolho e milho-doce, repolho e feijão-vagem, milho-doce e feijão-vagem e consórcio triplo de repolho, milho-doce e feijão-vagem. As plantas espontâneas foram amostradas com a utilização de um quadro de madeira vazado de 25 x 25 cm jogado aleatoriamente nas parcelas. Os melhores resultados quanto a supressão de plantas espontâneas em casa de vegetação foram observados nas parcelas com monocultivo de coentro e no consórcio triplo de repolho, coentro e cebolinha devido à velocidade e hábito de crescimento do coentro. Os tratamentos com menos infestação de plantas espontâneas no campo foram o consórcio duplo de repolho e feijão-vagem e consórcio triplo repolho, milho-doce e feijão-vagem. Neste caso, o porte do repolho, baixo e espalhado sobre o solo suprimiu as espontãneas nas parcelas onde estava presente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinára, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons