Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41373
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LunnaAraujoDeBrito_tcc.pdf356,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cuidado virtual na urologia pediátrica : uma análise conceitual
Autor(es): Brito, Lunna Araújo de
Orientador(es): Martins, Gisele
Assunto: Crianças - doenças
Urologia
Saúde da criança
Saúde digital
Data de apresentação: 10-Jul-2024
Data de publicação: 12-Fev-2025
Referência: BRITO, Lunna Araújo de. Cuidado virtual na urologia pediátrica: uma análise conceitual. 2024. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Objetivo: Analisar artigos científicos sobre o tema de Cuidado Virtual na Urologia Pediátrica e correlacionar com os elementos: antecedentes, atributos e consequências, segundo o modelo evolucionista de Rodgers. Método: O referencial metodológico escolhido foi o modelo evolucionista de Rodgers, mediante uma revisão de escopo da literatura entre os meses de dezembro/2023 a junho/2024. Com a busca realizada nas bases de dados PuBMeD/Medline, BVS, Portal Periódicos CAPES, considerando estudos que trataram do termo. Resultados: A amostra foi composta por 17 estudos, publicados em cinco países entre os anos de 2020 e 2024. Foram identificados cinco atributos: Preencher lacunas; Reduzir despesas e custos; Interdisciplinaridade; Aconselhamentos e avaliações; Autonomia e independência do cuidado. Além de ter sido identificado os antecedentes e as consequências. Conclusão: Recomendam-se mais estudos relacionados à telessaúde na urologia pediátrica, principalmente no Brasil. Após análise é possível verificar aspectos sobre o olhar dos profissionais, a satisfação dos usuários, as vantagens e desvantagens de implementar esse tipo de cuidado e os resultados obtidos, além de reconhecer os desafios da execução dessa prática, particularmente no Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS). Bem como, a enfermagem possui a vantagem da Empatia Clínica, uma característica capaz de se conectar com o paciente de forma cognitiva, emocional e ativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Saúde, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.