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Título: Percepções e crenças dos pais sobre a vacinação de crianças nos primeiros cinco anos de vida no Brasil : revisão integrativa da literatura
Autor(es): Rocha, Hellen Cristina Costa
Orientador(es): Silveira, Aline Oliveira
Coorientador(es): Lima, Mariana Mesquita de Oliveira
Assunto: Vacinação infantil
Saúde pública
Saúde pública - programas
Crianças - promoção da saúde
Data de apresentação: 11-Jul-2024
Data de publicação: 12-Fev-2025
Referência: ROCHA, Hellen Cristina Costa. Percepções e crenças dos pais sobre a vacinação de crianças nos primeiros cinco anos de vida no Brasil: revisão integrativa da literatura. 2024. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A vacinação infantil é reconhecida como uma importante tecnologia, de acesso universal, para redução da mortalidade e prevenção de adoecimentos graves e evitáveis por meio da imunização. Entretanto, observa-se desafios importantes no alcance das metas de cobertura vacinal infantil. São diversos fatores que têm sido associados à diminuição da cobertura vacinal e aos movimentos antivacinas no Brasil e no mundo, destacando as concepções equivocadas que não são mais necessárias para prevenir doenças erradicadas ou controladas, a falta de compreensão sobre como as vacinas protegem contra patógenos, medo dos efeitos colaterais, diminuição da disponibilidade dos pais para atender às vacinações de rotina das crianças e preocupações com grande número de imunizações na primeira infância. Os pais ou responsáveis legais são determinantes nesse processo, uma vez que a criança depende do adulto para ter suas necessidades atendidas, incluindo os cuidados de saúde. Objetivo: Identificar as percepções e crenças dos pais/familiares ou responsáveis legais de crianças de até cinco anos sobre a vacinação infantil no Brasil. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada em seis etapas, sendo: 1) Elaboração da pergunta norteadora; 2) Busca ou amostragem na literatura; 3) Coleta de dados; 4) Análise crítica dos estudos incluídos; 5) Discussão dos resultados; 6) Apresentação da revisão integrativa. A questão foi elaborada de acordo com a estratégia PCC (População, Conceito, Contexto): Quais as percepções e crenças de pais/familiares ou responsáveis legais de crianças até 5 anos sobre a vacinação infantil? As buscas foram realizadas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Scielo; Medline/PubMed, Scopus, catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), aplicando-se estratégia combinada dos descritores pais, criança, vacinação infantil, percepção, crença, e como limite o local de desenvolvimento do estudo "Brasil". O processo de triagem dos estudos ocorreu em duas etapas: leitura de títulos e resumos; e leitura do artigo na íntegra. Os artigos elegíveis para compor a revisão foram analisados e os dados foram extraídos por meio de instrumento padronizado para fins de caracterização dos estudos e síntese das principais evidências. Os achados foram agrupados em categorias temáticas para fins de síntese integrativa. Resultado: foram triados 113 estudos, destes 13 foram considerados elegíveis e compuseram a amostra final. Destes, 4 foram desenvolvidos na região sudeste, 1 região norte, 2 região sul, 1 região centro-oeste e 5 não especificaram as regiões. A síntese integrativa evidenciou 7 estudos qualitativos, 4 quantitativos, 1 revisão, e 1 estudo de validação e adaptação transcultural. Foram encontradas como temáticas: percepções dos pais sobre a relação com profissionais de saúde; dificuldades de acesso às UBS; a renda e escolaridade dos pais como intervenientes no processo de vacinação e as crenças dos pais sobre a vacinação, sendo elas positivas, seletivas ou negativas. Conclusão: A revisão integrativa permitiu identificar que percepções e crenças dos pais ou responsáveis legais de crianças até cinco anos de idade, podem ser barreiras ou promotores do acesso à vacinação, potencializando os benefícios individuais e comunitários ou submetendo a criança a riscos à saúde.
Abstract: Childhood vaccination is recognized as an important technology, with universal access, for reducing mortality and preventing serious and preventable illnesses through immunization. However, there are important challenges in achieving childhood vaccination coverage targets. There are several factors that have been associated with the decrease in vaccination coverage and anti-vaccine movements in Brazil and around the world, highlighting the misconceptions that are no longer necessary to prevent eradicated or controlled diseases, the lack of understanding about how vaccines protect against pathogens, fear of side effects, decreased availability of parents to attend to children's routine vaccinations, and concerns about large numbers of immunizations in early childhood. Parents or legal guardians are decisive in this process, since the child depends on the adult to have their needs met, including health care. Objective: To identify the perceptions and beliefs of parents/relatives or legal guardians of children up to five years old about childhood vaccination in Brazil. Method: Integrative literature review, carried out in six stages, being: 1) Elaboration of the guiding question; 2) Search or sampling in the literature; 3) Data collection; 4) Critical analysis of included studies; 5) Discussion of results; 6) Presentation of the integrative review. The question was prepared according to the PCC strategy (Population, Concept, Context): What are the perceptions and beliefs of parents/relatives or legal guardians of children up to 5 years old about childhood vaccination? The searches were carried out in the Virtual Health Library (VHL) databases; Scielo; Medline/PubMed, Scopus, Capes Theses and Dissertations catalog and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), applying a combined strategy of the descriptors parents, child, childhood vaccination, perception, belief, and as a limit the place of development of the "Brazil" study. The study screening process occurred in two stages: reading titles and abstracts; and reading the article in full. Articles eligible to compose the review were analyzed and data were extracted using a standardized instrument for the purpose of characterizing the studies and synthesizing the main evidence. The findings were grouped into thematic categories for the purpose of integrative synthesis. Result: 113 studies were screened, of which 13 were considered eligible and comprised the final sample. Of these, 4 were developed in the southeast region, 1 northern region, 2 southern region, 1 central-western region and 5 did not specify the regions. The integrative synthesis highlighted 7 qualitative studies, 4 quantitative studies, 1 review, and 1 cross-cultural validation and adaptation study. The following themes were found: parents' perceptions about the relationship with health professionals; difficulties in accessing UBS; parents' income and education as participants in the vaccination process and parents' beliefs about vaccination, whether positive, selective or negative. Conclusion: The integrative review made it possible to identify which perceptions and beliefs of parents or legal guardians of children up to five years of age can be barriers or promoters of access to vaccination, enhancing individual and community benefits or subjecting the child to health risks.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Saúde, 2024.
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