Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41369
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GustavoAlvarengaDaCunhaFontenele_tcc.pdf970,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento estratégico : uma proposta direcionada para uma empresa distribuidora de bebidas e de tabacos
Autor(es): Fontenele, Gustavo Alvarenga da Cunha
Orientador(es): Miranda, Luciana de Oliveira
Assunto: Planejamento estratégico
Empresas
Administração de empresas
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 12-Fev-2025
Referência: FONTENELE, Gustavo Alvarenga da Cunha. Planejamento estratégico: uma proposta direcionada para uma empresa distribuidora de bebidas e de tabacos. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: Este trabalho aborda a proposta de planejamento estratégico para uma pequena empresa distribuidora de bebidas e de derivados do tabaco, localizada na cidade de Planaltina-DF. Para tanto, a revisão de literatura concentra no levantamento de informações estratégicas relacionadas com o consumo desses produtos específicos no contexto da cidade e da Região de atuação da organização em questão, a fim de apoiar as atividades de planejamento estratégico pela alta administração dessa pequena empresa, sem negligenciar as possibilidades de estender os resultados obtidos para as demais organizações atuantes nesse segmento de mercado. Demonstra que o planejamento estratégico é imprescindível para as organizações, sobretudo para a empresa em estudo, visto que propicia uma perspectiva de atuação futura, não se restringindo às atividades organizacionais rotineiras. Nesse sentido, emprega o método de estudo de caso, de natureza preponderantemente qualitativa, como forma de analisar a dinâmica de funcionamento dessa pequena empresa. Logo, a proposta de planejamento estratégico concentra na utilização de duas ferramentas cruciais: a matriz SWOT, destinada à realização do diagnóstico organizacional, e a ferramenta de qualidade 5W2H, tendo em vista a formalização e a efetivação das ações estratégicas. Como resultado, observa que o planejamento estratégico dessa pequena empresa está comprometido, caso os gestores não resolvam os problemas organizacionais internos identificados, destacando a ausência de um software de gerenciamento para o controle dos estoques e das receitas. Apesar de o planejamento estratégico concentrar nas ações em longo prazo, conclui que a implementação do software em curto prazo é imprescindível para as ações estratégicas da pequena empresa, uma vez que evita o deslocamento dos clientes para as empresas concorrentes e mantém a competitividade diante desse cenário mercadológico. Para tanto, a proposta de planejamento estratégico é vislumbrada por meio da aplicação da matriz SWOT e 5W2H para a instalação do software de gerenciamento, bem como para orientar a formalização das demais ações destinadas à atuação futura dessa organização.
Abstract: Approaches the strategic planning proposal for a small company distributing beverages and tobacco products, located in the city of Planaltina-DF. To this end, the literature review focuses on the collection of strategic information related to the consumption of these specific products in the context of the city and region of operation of the organization in question, in order to support the strategic planning activities by the senior management of this small company, without neglecting the possibilities of extending the results obtained to other organizations operating in this market segment. It shows that strategic planning is essential for organizations, especially for the company under study, as it provides a perspective of future action, not being restricted to routine organizational activities. In this sense, it uses the case study method, which is predominantly qualitative in nature, as a way of analyzing the dynamics of operation of this small company. Therefore, the strategic planning proposal focuses on the use of two crucial tools: the SWOT matrix, intended for organizational diagnosis, and the 5W2H quality tool, with a view to formalizing and implementing strategic actions. As a result, he notes that the strategic planning of this small company is compromised if managers do not solve the identified internal organizational problems, highlighting the absence of management software for inventory and revenue control. Although strategic planning focuses on long-term actions, it concludes that short-term software implementation is essential for small business strategic actions, as it avoids the displacement of customers to competing companies and maintains competitiveness in the face of this scenario. marketing To this end, the strategic planning proposal is envisioned through the application of the SWOT and 5W2H matrix for the installation of management software, as well as to guide the formalization of other actions aimed at the future performance of this organization.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.