Título: | Planejamento estratégico : uma proposta direcionada para uma empresa distribuidora de bebidas e de tabacos |
Autor(es): | Fontenele, Gustavo Alvarenga da Cunha |
Orientador(es): | Miranda, Luciana de Oliveira |
Assunto: | Planejamento estratégico Empresas Administração de empresas |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 12-Fev-2025 |
Referência: | FONTENELE, Gustavo Alvarenga da Cunha. Planejamento estratégico: uma proposta direcionada para uma empresa distribuidora de bebidas e de tabacos. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019. |
Resumo: | Este trabalho aborda a proposta de planejamento estratégico para uma pequena empresa
distribuidora de bebidas e de derivados do tabaco, localizada na cidade de Planaltina-DF. Para
tanto, a revisão de literatura concentra no levantamento de informações estratégicas
relacionadas com o consumo desses produtos específicos no contexto da cidade e da Região
de atuação da organização em questão, a fim de apoiar as atividades de planejamento
estratégico pela alta administração dessa pequena empresa, sem negligenciar as possibilidades
de estender os resultados obtidos para as demais organizações atuantes nesse segmento de
mercado. Demonstra que o planejamento estratégico é imprescindível para as organizações,
sobretudo para a empresa em estudo, visto que propicia uma perspectiva de atuação futura,
não se restringindo às atividades organizacionais rotineiras. Nesse sentido, emprega o método
de estudo de caso, de natureza preponderantemente qualitativa, como forma de analisar a
dinâmica de funcionamento dessa pequena empresa. Logo, a proposta de planejamento
estratégico concentra na utilização de duas ferramentas cruciais: a matriz SWOT, destinada à
realização do diagnóstico organizacional, e a ferramenta de qualidade 5W2H, tendo em vista a
formalização e a efetivação das ações estratégicas. Como resultado, observa que o
planejamento estratégico dessa pequena empresa está comprometido, caso os gestores não
resolvam os problemas organizacionais internos identificados, destacando a ausência de um
software de gerenciamento para o controle dos estoques e das receitas. Apesar de o
planejamento estratégico concentrar nas ações em longo prazo, conclui que a implementação
do software em curto prazo é imprescindível para as ações estratégicas da pequena empresa,
uma vez que evita o deslocamento dos clientes para as empresas concorrentes e mantém a
competitividade diante desse cenário mercadológico. Para tanto, a proposta de planejamento
estratégico é vislumbrada por meio da aplicação da matriz SWOT e 5W2H para a instalação do
software de gerenciamento, bem como para orientar a formalização das demais ações
destinadas à atuação futura dessa organização. |
Abstract: | Approaches the strategic planning proposal for a small company distributing beverages and
tobacco products, located in the city of Planaltina-DF. To this end, the literature review
focuses on the collection of strategic information related to the consumption of these specific
products in the context of the city and region of operation of the organization in question, in
order to support the strategic planning activities by the senior management of this small
company, without neglecting the possibilities of extending the results obtained to other
organizations operating in this market segment. It shows that strategic planning is essential for
organizations, especially for the company under study, as it provides a perspective of future
action, not being restricted to routine organizational activities. In this sense, it uses the case
study method, which is predominantly qualitative in nature, as a way of analyzing the
dynamics of operation of this small company. Therefore, the strategic planning proposal
focuses on the use of two crucial tools: the SWOT matrix, intended for organizational
diagnosis, and the 5W2H quality tool, with a view to formalizing and implementing strategic
actions. As a result, he notes that the strategic planning of this small company is compromised
if managers do not solve the identified internal organizational problems, highlighting the
absence of management software for inventory and revenue control. Although strategic
planning focuses on long-term actions, it concludes that short-term software implementation
is essential for small business strategic actions, as it avoids the displacement of customers to
competing companies and maintains competitiveness in the face of this scenario. marketing
To this end, the strategic planning proposal is envisioned through the application of the
SWOT and 5W2H matrix for the installation of management software, as well as to guide the
formalization of other actions aimed at the future performance of this organization. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.