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Título: Impact analysis of fare-free public transit programs on service tax collection
Autor(es): Rocha, Rafael de Acypreste Monteiro
Orientador(es): Rodrigues, Thais Carvalho Valadares
Assunto: Transporte público
Imposto sobre serviços
Inferência causal
Data de apresentação: 10-Set-2024
Data de publicação: 11-Fev-2025
Referência: ROCHA, Rafael de Acypreste Monteiro. Impact analysis of fare-free public transit programs on service tax collection. 2024. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Tarifa-Zero no Transporte Público (TZ) significa que os passageiros não pagam diretamente pelo serviço. Essa política aumenta a utilização do transporte público, serve como instrumento de inclusão social e ajuda a reduzir o congestionamento do trânsito, a poluição e a emissão de gases de efeito estufa. O objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto da política de gratuidade na arrecadação do imposto sobre serviços do município. Para atingir esse objetivo principal, utiliza-se uma estrutura de inferência causal, com a técnica de Diferenças-em-Diferenças (DiD) servindo como método de análise. Foram avaliados os municípios que adotaram a política de TZ entre 2003 e 2019 no Brasil. O principal resultado desta investigação revelou uma influência atribuível à política de Transporte Público Gratuito, manifestando-se como um aumento médio de 10,1% (intervalo de confiança de 95%: [3,6%, 16,6%]) na receita tributária do Imposto sobre Serviços (ISS), que constitui o efeito médio geral do tratamento sobre os tratados. As métricas subsequentes corroboram essa tendência positiva, embora com magnitudes marginalmente variáveis. É aconselhável efetuar mais investigação do efeito da TZ, incorporando um período de tempo mais alargado — consequentemente, uma amostra de maior dimensão — quando estiverem disponíveis dados adicionais. Além disso, a elucidação dos factores determinantes da adoção de políticas pode reforçar a validade dos efeitos causais estimados.
Abstract: Fare-Free Public Transportation (FFTP) means that passengers do not pay for the service directly. This policy increases the utilization of public transportation, serves as an instrument of social inclusion, and helps to reduce traffic congestion, pollution, and greenhouse gas emissions. This research aims is to evaluate the impact of the Fare-free policy on the municipality’s service tax collection. To accomplish such main objective, a causal inference framework is used, with the Differences-in-Differences (DiD) technique serving as the method of analysis. The municipalities which adopted the FFPT policy between 2003 and 2019 were evaluated in Brazil. The principal finding of this investigation revealed an influence attributable to the Fare-Free Public Transportation policy, manifesting as an average 10.1% (95% confidence interval: [3.6%, 16.6%]) augmentation in ISS (tax on servies) tax revenue, which constitutes the overall average treatment effect on the treated (ATT). Subsequent metrics corroborate this positive trend, albeit with marginally varying magnitudes. Further research incorporating a larger time span — consequently, amplified sample size — is advisable when additional data becomes available. Also, elucidating the determinants of policy adoption can strengthen the validity of the estimated causal effects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2024.
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