Título: | Impact analysis of fare-free public transit programs on service tax collection |
Autor(es): | Rocha, Rafael de Acypreste Monteiro |
Orientador(es): | Rodrigues, Thais Carvalho Valadares |
Assunto: | Transporte público Imposto sobre serviços Inferência causal |
Data de apresentação: | 10-Set-2024 |
Data de publicação: | 11-Fev-2025 |
Referência: | ROCHA, Rafael de Acypreste Monteiro. Impact analysis of fare-free public transit programs on service tax collection. 2024. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Tarifa-Zero no Transporte Público (TZ) significa que os passageiros não pagam
diretamente pelo serviço. Essa política aumenta a utilização do transporte público,
serve como instrumento de inclusão social e ajuda a reduzir o congestionamento
do trânsito, a poluição e a emissão de gases de efeito estufa. O objetivo desta
pesquisa é avaliar o impacto da política de gratuidade na arrecadação do imposto
sobre serviços do município. Para atingir esse objetivo principal, utiliza-se uma
estrutura de inferência causal, com a técnica de Diferenças-em-Diferenças (DiD)
servindo como método de análise. Foram avaliados os municípios que adotaram a
política de TZ entre 2003 e 2019 no Brasil. O principal resultado desta investigação revelou uma influência atribuível à política de Transporte Público Gratuito,
manifestando-se como um aumento médio de 10,1% (intervalo de confiança de 95%:
[3,6%, 16,6%]) na receita tributária do Imposto sobre Serviços (ISS), que constitui
o efeito médio geral do tratamento sobre os tratados. As métricas subsequentes corroboram essa tendência positiva, embora com magnitudes marginalmente variáveis.
É aconselhável efetuar mais investigação do efeito da TZ, incorporando um período
de tempo mais alargado — consequentemente, uma amostra de maior dimensão
— quando estiverem disponíveis dados adicionais. Além disso, a elucidação dos
factores determinantes da adoção de políticas pode reforçar a validade dos efeitos
causais estimados. |
Abstract: | Fare-Free Public Transportation (FFTP) means that passengers do not pay for
the service directly. This policy increases the utilization of public transportation,
serves as an instrument of social inclusion, and helps to reduce traffic congestion,
pollution, and greenhouse gas emissions. This research aims is to evaluate the
impact of the Fare-free policy on the municipality’s service tax collection. To
accomplish such main objective, a causal inference framework is used, with the
Differences-in-Differences (DiD) technique serving as the method of analysis. The
municipalities which adopted the FFPT policy between 2003 and 2019 were evaluated in Brazil. The principal finding of this investigation revealed an influence
attributable to the Fare-Free Public Transportation policy, manifesting as an average 10.1% (95% confidence interval: [3.6%, 16.6%]) augmentation in ISS (tax
on servies) tax revenue, which constitutes the overall average treatment effect on
the treated (ATT). Subsequent metrics corroborate this positive trend, albeit with
marginally varying magnitudes. Further research incorporating a larger time span
— consequently, amplified sample size — is advisable when additional data becomes
available. Also, elucidating the determinants of policy adoption can strengthen the
validity of the estimated causal effects. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2024. |
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