Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mariano, Ari Melo | - |
dc.contributor.author | Xavier, Pedro Henrique Cotrim | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Pedro Henrique Cotrim. Fatores logísticos que influenciam a intenção de compra on-line. 2024. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | No e-commerce, a logística desempenha um papel crucial, impactando diretamente a experiência do cliente e sua
propensão a realizar compras. Fatores como rastreamento de entrega, velocidade de entrega, reputação dos
transportadores, confiança e avaliações on-line são fundamentais para moldar o comportamento dos consumidores.
O objetivo central deste trabalho foi propor ações que possam melhorar a atitude em relação às compras on-line e,
consequentemente, aumentar a intenção de compra dos consumidores. Para alcançar esse objetivo, foi conduzida
uma pesquisa do tipo explicativa de abordagem quantitativa utilizando o método de equações estruturais
(PLS-SEM). Inicialmente, uma revisão bibliográfica foi realizada com base no TEMAC (Teoria do Enfoque Meta
Analítico), passando por uma preparação da pesquisa, uma apresentação e interrelação dos resultados que por fim
gera um modelo integrador, a fim de identificar o que de mais importante a literatura oferece acerca do tema. Em
seguida, foi aplicado um questionário a 110 pessoas residentes em Brasília. Os resultados confirmaram que a
velocidade de entrega, a reputação dos transportadores, e a confiança explicam respectivamente 5,9%, 7,4% e
11,9% e a atitude em relação às compras on-line, que por sua vez explica 52,3% a intenção de compra on-line,
sendo que a reputação dos transportadores modera os efeitos do rastreamento de entrega e da confiança. Com base
nesses achados, foi proposto uma série de ações estratégicas, passando de uma implantação de uma gestão da
qualidade total (TQM), a aplicação de um ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) alimentado por um QFD (Quality
Function Deployment), tudo isso suportado por análises feitas a partir de uma CDP (Customer Data Platform),
todas essas iniciativas com o intuito de alinhar melhor as operações às necessidades e expectativas dos clientes em
relação a integridade e confiança. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compra online | pt_BR |
dc.subject.keyword | E-commerce | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | Fatores logísticos que influenciam a intenção de compra on-line | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T13:53:01Z | - |
dc.date.available | 2025-02-07T13:53:01Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41328 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In e-commerce, logistics plays a crucial role, directly impacting the customer experience and their likelihood to
make purchases. Factors such as delivery tracking, delivery speed, carrier reputation, trust, and online reviews are
key in shaping consumer behavior. The primary goal of this study was to propose actions that could improve
attitudes towards online shopping and, consequently, increase consumers' purchase intentions. To achieve this goal,
an explanatory research with a quantitative approach was conducted using the structural equation modeling method
(PLS-SEM). Initially, a literature review was carried out based on TEMAC (Theory of Meta-Analytical Focus),
followed by research preparation, presentation, and interrelation of the results, which ultimately generated an
integrative model to identify the most important insights the literature offers on the topic. Then, a questionnaire was
administered to 110 residents of Brasília. The results confirmed that delivery speed, carrier reputation, and trust
respectively explain 5.9%, 7.4%, and 11.9% of the attitude towards online shopping, which in turn explains 52.3%
of the intention to shop online. Moreover, carrier reputation moderates the effects of delivery tracking and trust.
Based on these findings, a series of strategic actions were proposed, including the implementation of Total Quality
Management (TQM), the application of a PDCA (Plan, Do, Check, Act) cycle powered by a QFD (Quality Function
Deployment), all supported by analyses from a CDP (Customer Data Platform). These initiatives aim to better align
operations with customer needs and expectations regarding integrity and trust. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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