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dc.contributor.advisorMariano, Ari Melo-
dc.contributor.authorXavier, Pedro Henrique Cotrim-
dc.identifier.citationXAVIER, Pedro Henrique Cotrim. Fatores logísticos que influenciam a intenção de compra on-line. 2024. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNo e-commerce, a logística desempenha um papel crucial, impactando diretamente a experiência do cliente e sua propensão a realizar compras. Fatores como rastreamento de entrega, velocidade de entrega, reputação dos transportadores, confiança e avaliações on-line são fundamentais para moldar o comportamento dos consumidores. O objetivo central deste trabalho foi propor ações que possam melhorar a atitude em relação às compras on-line e, consequentemente, aumentar a intenção de compra dos consumidores. Para alcançar esse objetivo, foi conduzida uma pesquisa do tipo explicativa de abordagem quantitativa utilizando o método de equações estruturais (PLS-SEM). Inicialmente, uma revisão bibliográfica foi realizada com base no TEMAC (Teoria do Enfoque Meta Analítico), passando por uma preparação da pesquisa, uma apresentação e interrelação dos resultados que por fim gera um modelo integrador, a fim de identificar o que de mais importante a literatura oferece acerca do tema. Em seguida, foi aplicado um questionário a 110 pessoas residentes em Brasília. Os resultados confirmaram que a velocidade de entrega, a reputação dos transportadores, e a confiança explicam respectivamente 5,9%, 7,4% e 11,9% e a atitude em relação às compras on-line, que por sua vez explica 52,3% a intenção de compra on-line, sendo que a reputação dos transportadores modera os efeitos do rastreamento de entrega e da confiança. Com base nesses achados, foi proposto uma série de ações estratégicas, passando de uma implantação de uma gestão da qualidade total (TQM), a aplicação de um ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) alimentado por um QFD (Quality Function Deployment), tudo isso suportado por análises feitas a partir de uma CDP (Customer Data Platform), todas essas iniciativas com o intuito de alinhar melhor as operações às necessidades e expectativas dos clientes em relação a integridade e confiança.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCompra onlinept_BR
dc.subject.keywordE-commercept_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleFatores logísticos que influenciam a intenção de compra on-linept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T13:53:01Z-
dc.date.available2025-02-07T13:53:01Z-
dc.date.submitted2024-09-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41328-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In e-commerce, logistics plays a crucial role, directly impacting the customer experience and their likelihood to make purchases. Factors such as delivery tracking, delivery speed, carrier reputation, trust, and online reviews are key in shaping consumer behavior. The primary goal of this study was to propose actions that could improve attitudes towards online shopping and, consequently, increase consumers' purchase intentions. To achieve this goal, an explanatory research with a quantitative approach was conducted using the structural equation modeling method (PLS-SEM). Initially, a literature review was carried out based on TEMAC (Theory of Meta-Analytical Focus), followed by research preparation, presentation, and interrelation of the results, which ultimately generated an integrative model to identify the most important insights the literature offers on the topic. Then, a questionnaire was administered to 110 residents of Brasília. The results confirmed that delivery speed, carrier reputation, and trust respectively explain 5.9%, 7.4%, and 11.9% of the attitude towards online shopping, which in turn explains 52.3% of the intention to shop online. Moreover, carrier reputation moderates the effects of delivery tracking and trust. Based on these findings, a series of strategic actions were proposed, including the implementation of Total Quality Management (TQM), the application of a PDCA (Plan, Do, Check, Act) cycle powered by a QFD (Quality Function Deployment), all supported by analyses from a CDP (Customer Data Platform). These initiatives aim to better align operations with customer needs and expectations regarding integrity and trust.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



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