Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MateusDeAraujoGoncalves_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma metodologia para avaliação de empresas, utilizando business intelligence
Autor(es): Gonçalves, Mateus de Araújo
Orientador(es): Zindel, Márcia Terezinha Longen
Assunto: Power BI
Avaliação de empresas
Mercado financeiro
Tomada de decisão
Data de apresentação: 15-Ago-2024
Data de publicação: 7-Fev-2025
Referência: GONÇALVEZ, Mateus de Araújo. Uma metodologia para avaliação de empresas, utilizando business intelligence. 2024. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo geral desse trabalho é desenvolver um painel de Business Intelligence utilizando a ferramenta (aplicação) Power Bi, com resultados financeiros e indicadores de mercado em tempo quase real, para avaliação de empresas. A relação entre Mercado Financeiro, Avaliação de Empresas e o Software Power Bi apresenta potencial para transformar a dinâmica de funcionamento das atividades dos profissionais do setor em suas análises, bem como conduzir melhoras significativas de eficiência na tomada de decisão de consolidadores. A metodologia utilizada é o Design Science e para construção de um Painel em Power Bi, por meio da coleta de dados disponibilizados pelas empresas em seus portais de relacionamento com investidores. Foram desenvolvidos gráficos que, em conjunto, se tornaram um painel. Com base na solução desenvolvida, tornam-se possíveis análise para tomada de decisão em investimentos. Os resultados observados estão associados ao incremento na agilidade e eficiência das análises, bem como uma facilidade para entendimento da conjuntura econômica e diferentes fatores relevantes para as empresas brasileiras.
Abstract: The general objective of this work is to develop a Business Intelligence dashboard using the Power BI tool, with nearreal-time financial results and market indicators, for business valuation. The relationship between the Financial Market, Business Valuation, and Power BI software presents the potential to transform the day-to-day dynamics of professionals in the sector in their analyses, as well as leading to significant improvements in the decision-making efficiency of consolidators. In this way, the market undergoes an expansion of technology use, revolutionizing the work model. Departing from a provocation made by Damodaran (2012), this work aims to alter the perception of the business valuation and decision-making process. The applied methodology is related to Design Science and resulted in the construction of a Power BI Dashboard, through the collection of data made available by companies on their investor relations portals. Graphs were developed that, together, became a dashboard. Based on the developed solution, it becomes possible to analyze for investment decision-making. The observed results are associated with an increase in the agility and efficiency of analyses, as well as an ease of understanding the economic situation and different factors relevant to Brazilian companies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.