Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41324
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MarcusViniciusSousaNascimento_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise da gestão de riscos de imagem em empresas brasileiras
Autor(es): Nascimento, Marcus Vinícius de Sousa do
Orientador(es): Affonso Neto, Annibal
Assunto: Imagem corporativa
Gestão de riscos
Empresas
Data de apresentação: 16-Ago-2024
Data de publicação: 7-Fev-2025
Referência: NASCIMENTO, Marcus Vinícius de Sousa do. Uma análise da gestão de riscos de imagem em empresas brasileiras. 2024. 46 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a gestão dos riscos de imagem em empresas brasileiras. Entender este aspecto do gerenciamento é crucial para diversos tipos de empresas, independentemente do setor em que atuam. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, utilizando um questionário respondido por colaboradores de empresas brasileiras, que compõem o público-alvo deste estudo. Os resultados revelaram uma compreensão significativa, por parte dos empregados, sobre o risco de imagem, seu impacto nos negócios e a necessidade de gerenciá-lo. Esses achados corroboram a literatura existente, que sugere que as corporações devem dedicar recursos à prevenção e mitigação dos riscos de imagem, pois esses riscos podem causar prejuízos financeiros consideráveis, e em casos extremos, irreversíveis.
Abstract: The aim of this study was to analyze the management of reputational risks in Brazilian companies. Understanding this aspect of management is crucial for various types of companies, regardless of the sector in which they operate. To achieve the proposed objective, an exploratory qualitative research was conducted using a questionnaire answered by employees of Brazilian companies, who are the target audience of this study. The results revealed a significant understanding among employees about reputational risk, its impact on business, and the need to manage it. These findings corroborate the existing literature, which suggests that corporations should allocate resources to the prevention and mitigation of reputational risks, as these risks can cause considerable financial damage and, in extreme cases, be irreversible.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.