Título: | Uma análise da gestão de riscos de imagem em empresas brasileiras |
Autor(es): | Nascimento, Marcus Vinícius de Sousa do |
Orientador(es): | Affonso Neto, Annibal |
Assunto: | Imagem corporativa Gestão de riscos Empresas |
Data de apresentação: | 16-Ago-2024 |
Data de publicação: | 7-Fev-2025 |
Referência: | NASCIMENTO, Marcus Vinícius de Sousa do. Uma análise da gestão de riscos de imagem em empresas brasileiras. 2024. 46 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar a gestão dos riscos de imagem em empresas brasileiras.
Entender este aspecto do gerenciamento é crucial para diversos tipos de empresas,
independentemente do setor em que atuam. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma
pesquisa qualitativa exploratória, utilizando um questionário respondido por colaboradores de
empresas brasileiras, que compõem o público-alvo deste estudo. Os resultados revelaram uma
compreensão significativa, por parte dos empregados, sobre o risco de imagem, seu impacto
nos negócios e a necessidade de gerenciá-lo. Esses achados corroboram a literatura existente,
que sugere que as corporações devem dedicar recursos à prevenção e mitigação dos riscos de
imagem, pois esses riscos podem causar prejuízos financeiros consideráveis, e em casos
extremos, irreversíveis. |
Abstract: | The aim of this study was to analyze the management of reputational risks in Brazilian
companies. Understanding this aspect of management is crucial for various types of companies,
regardless of the sector in which they operate. To achieve the proposed objective, an exploratory
qualitative research was conducted using a questionnaire answered by employees of Brazilian
companies, who are the target audience of this study. The results revealed a significant
understanding among employees about reputational risk, its impact on business, and the need
to manage it. These findings corroborate the existing literature, which suggests that corporations
should allocate resources to the prevention and mitigation of reputational risks, as these risks
can cause considerable financial damage and, in extreme cases, be irreversible. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.