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dc.contributor.advisorSouza, João Carlos Felix-
dc.contributor.authorGalloro, Lucas Augusto Trento-
dc.identifier.citationGALLORO, Lucas Augusto Trento. As vantagens competitivas dos produtores de uva e vinho com a indústria do turismo no DF e RIDE: uma aplicação em SMC e OR. 2024. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo examinou a viabilidade econômica do enoturismo em vinícolas brasileiras do cerrado (DF e RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento) por meio da teoria de opções reais e simulações. A análise revelou uma forte tendência positiva, destacando o enoturismo como uma estratégia lucrativa para as vinícolas/vinhedos que ainda não possuem tradição vinífera. A rentabilidade do projeto na região está intrinsecamente ligada ao número de visitações anuais e ao preço por visita. A partir desses resultados, torna-se claro que uma abordagem baseada em dados é essencial para o desenvolvimento de estratégias de enoturismo bem-sucedidas. Ao considerar essas variáveis críticas, as vinícolas podem maximizar seu potencial de retorno sobre o investimento e contribuir significativamente para o crescimento econômico regional. Além de gerar receita adicional, o enoturismo enriquece a experiência dos visitantes, promove a cultura do vinho e fortalece o posicionamento das vinícolas no mercado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnoturismopt_BR
dc.subject.keywordVinícolaspt_BR
dc.subject.keywordInvestimentos - análisept_BR
dc.subject.keywordMonte Carlo, Método dept_BR
dc.titleAs vantagens competitivas dos produtores de uva e vinho com a indústria do turismo no DF e RIDE : uma aplicação em SMC e ORpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T11:47:49Z-
dc.date.available2025-02-07T11:47:49Z-
dc.date.submitted2024-07-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41322-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article examined the economic feasibility of wine tourism in Brazilian wineries located in the cerrado region (DF and RIDE - Integrated Development Region) through real options theory and simulations. The analysis revealed a strong positive trend, highlighting wine tourism as a profitable strategy for wineries/vineyards that do not yet have a wine tradition. The project's profitability in the region is intrinsically linked to the number of annual visits and the price per visit. From these results, it becomes clear that a data-driven approach is essential for the development of successful wine tourism strategies. By considering these critical variables, wineries can maximize their return on investment potential and significantly contribute to regional economic growth. In addition to generating additional revenue, wine tourism enriches visitors' experience, promotes wine culture, and strengthens wineries' positioning in the market.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



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