Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, João Carlos Felix | - |
dc.contributor.author | Galloro, Lucas Augusto Trento | - |
dc.identifier.citation | GALLORO, Lucas Augusto Trento. As vantagens competitivas dos produtores de uva e vinho com a indústria do turismo no DF e RIDE: uma aplicação em SMC e OR. 2024. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo examinou a viabilidade econômica do enoturismo em vinícolas brasileiras do cerrado
(DF e RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento) por meio da teoria de opções reais e
simulações. A análise revelou uma forte tendência positiva, destacando o enoturismo como uma
estratégia lucrativa para as vinícolas/vinhedos que ainda não possuem tradição vinífera. A
rentabilidade do projeto na região está intrinsecamente ligada ao número de visitações anuais e ao
preço por visita. A partir desses resultados, torna-se claro que uma abordagem baseada em dados
é essencial para o desenvolvimento de estratégias de enoturismo bem-sucedidas. Ao considerar
essas variáveis críticas, as vinícolas podem maximizar seu potencial de retorno sobre o
investimento e contribuir significativamente para o crescimento econômico regional. Além de
gerar receita adicional, o enoturismo enriquece a experiência dos visitantes, promove a cultura do
vinho e fortalece o posicionamento das vinícolas no mercado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enoturismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vinícolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investimentos - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Monte Carlo, Método de | pt_BR |
dc.title | As vantagens competitivas dos produtores de uva e vinho com a indústria do turismo no DF e RIDE : uma aplicação em SMC e OR | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T11:47:49Z | - |
dc.date.available | 2025-02-07T11:47:49Z | - |
dc.date.submitted | 2024-07-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41322 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article examined the economic feasibility of wine tourism in Brazilian wineries located in the
cerrado region (DF and RIDE - Integrated Development Region) through real options theory and
simulations. The analysis revealed a strong positive trend, highlighting wine tourism as a profitable
strategy for wineries/vineyards that do not yet have a wine tradition. The project's profitability in
the region is intrinsically linked to the number of annual visits and the price per visit. From these
results, it becomes clear that a data-driven approach is essential for the development of successful
wine tourism strategies. By considering these critical variables, wineries can maximize their return
on investment potential and significantly contribute to regional economic growth. In addition to
generating additional revenue, wine tourism enriches visitors' experience, promotes wine culture,
and strengthens wineries' positioning in the market. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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