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dc.contributor.advisorMariano, Ari Melo-
dc.contributor.authorSilva, Lara Rosa da-
dc.identifier.citationSILVA, Lara Rosa da. Percepção da gestão da qualidade e desempenho operacional em cimenteira: um estudo via equações estruturais. 2024. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi propor ações para incrementar os resultados e melhoria a partir da Gestão da Qualidade em uma fábrica de cimento. Compreender a concepção dessa relação entre a gestão da qualidade e o aumento do desempenho operacional para os funcionários é importante, pois impacta diretamente nas decisões diárias de um ambiente fabril. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa explicativa em duas etapas, uma qualitativa via Temac e outra quantitativa via equações estruturais em um estudo de caso piloto. O instrumento foi adaptado do modelo de Logiudice (2019) e validado (α=0,759). Foram obtidas 64 respostas. O resultado alcançado demonstra que a melhoria de desempenho possui uma relação com gestão da qualidade via processos e recursos humanos, o que confirma os resultados encontrados na literatura dos requisitos de gestão da qualidade para a melhoria do desempenho operacional, portanto o modelo se explica em 58,2% sendo os recursos humanos a variável mais importante (32,4%), seguido do processo produtivo (26,7%). Foram encontradas relações indiretas e apresentadas melhorias específicas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho operacionalpt_BR
dc.subject.keywordCimentopt_BR
dc.subject.keywordIndústria do cimentopt_BR
dc.subject.keywordGestão da qualidadept_BR
dc.titlePercepção da gestão da qualidade e desempenho operacional em cimenteira : um estudo via equações estruturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T15:43:31Z-
dc.date.available2025-02-06T15:43:31Z-
dc.date.submitted2024-09-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41320-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study was to propose actions to increase results and improve Quality Management in a cement factory. Understanding the concept of this relationship between quality management and increased operational performance for employees is important, as it directly impacts daily decisions in a manufacturing environment. To achieve the objective, explanatory research was carried out in two stages, one qualitative via Temac and the other quantitative via structural equations in a pilot case study. The instrument was adapted from the Logiudice model (2019) and validated (α=0.759). 64 responses were obtained. The result achieved demonstrates that performance improvement has a relationship with quality management via processes and human resources, which confirms the results found in the literature on quality management requirements for improving operational performance, therefore the model is explained in 58.2% with human resources being the most important variable (32.4%), followed by the production process (26.7%). Indirect relationships were found and specific improvements were presented.pt_BR
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