Título: | Framework de projeto de serviço educacional : promoção da segurança no trabalho em ambiente hospitalar |
Autor(es): | Rodrigues, Giovanna Lourenço |
Orientador(es): | Santos, Andréa Cristina dos |
Assunto: | Framework Segurança do trabalho Trabalhador - saúde Design de serviços |
Data de apresentação: | 13-Ago-2024 |
Data de publicação: | 6-Fev-2025 |
Referência: | RODRIGUES, Giovanna Lourenço. Framework de projeto de serviço educacional: promoção da segurança no trabalho em ambiente hospitalar. 2024. 158 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um framework de serviço educacional
voltado para a promoção da segurança no trabalho em ambientes hospitalares,
especificamente abordando os perigos associados a lesões por objetos
perfurocortantes. Os trabalhadores da saúde são frequentemente expostos a perigos
biológicos, levando a uma alta incidência de acidentes de trabalho. Em 2021, o setor
de saúde registrou o maior número de acidentes, necessitando de medidas
preventivas eficazes. A pesquisa é motivada pelo projeto ProteMA em andamento na
Universidade de Brasília, que se concentra na redução dos perigos relacionados a
objetos perfurocortantes através do desenvolvimento de dispositivos de segurança.
O objetivo principal deste estudo é criar um framework educacional abrangente que
integre princípios de design de serviços, gestão de projetos, design instrucional e
marketing social para aumentar a conscientização e prevenir acidentes envolvendo
objetos perfurocortantes. O framework visa apoiar os profissionais que irão promover
campanhas de conscientização referente aos perigos com perfurocortantes e
promover o uso de dispositivos de segurança. A revisão bibliográfica abrange as
bases teóricas do design de serviços, gestão de projetos, design instrucional e
marketing social. A metodologia de pesquisa envolve a definição dos processos do
framework através de fases como iniciação, planejamento, execução,
monitoramento e controle, e encerramento. A análise inclui a seleção dos principais
insights da revisão bibliográfica para formar diagramas e tabelas que ilustrem as
etapas do framework, desde a concepção até a implementação. Durante o processo
de pesquisa, os processos existentes nas áreas estudadas foram analisados para
identificar as etapas mais relevantes para o design de um framework de serviço
educacional. Uma vez definidas essas etapas, um painel de especialistas realizou
uma avaliação qualitativa. Os resultados do painel foram então comparados com
referências bibliográficas, frameworks existentes e o conhecimento adquirido pelo
autor. Com base nisso, o framework final foi criado. Este trabalho resultou em um
framework para a implementação de um projeto educativo focado na segurança com
objetos perfurocortantes para profissionais de saúde. O próximo passo é
implementar o framework em um projeto aplicado para garantir que seja testado em
ambiente real. A implementação começará com a apresentação dos resultados da
pesquisa a um grupo de profissionais de saúde, gestores e outras partes
interessadas. Este trabalho conclui que um framework educacional bem estruturado
é crucial para fomentar uma cultura de segurança entre os trabalhadores da saúde,
contribuindo, em última análise, para ambientes hospitalares mais seguros e melhor
atendimento aos pacientes. |
Abstract: | This work presents the development of an educational service framework aimed at
promoting workplace safety in hospital environments, specifically addressing the
hazards associated with injuries from sharp objects. Healthcare workers are
frequently exposed to biological hazards, leading to a high incidence of work-related
accidents. In 2021, the healthcare sector recorded the highest number of accidents,
necessitating effective preventive measures. The research is motivated by the
ongoing ProteMA project at the University of Brasília, which focuses on reducing
hazards related to sharp objects through the development of safety devices. The
primary objective of this study is to create a comprehensive educational framework
that integrates principles of service design, project management, instructional design,
and social marketing to raise awareness and prevent accidents involving sharp
objects. The framework aims to support professionals who will promote awareness
campaigns regarding the dangers of sharp objects and encourage the use of safety
devices. The literature review covers the theoretical bases of service design, project
management, instructional design, and social marketing. The research methodology
involves defining the framework processes through phases such as initiation,
planning, execution, monitoring and control, and closure. The analysis includes
selecting key insights from the literature review to form diagrams and tables
illustrating the framework's stages, from conception to implementation. During the
research process, existing processes in the studied areas were analyzed to identify
the most relevant steps for designing an educational service framework. Once these
steps were defined, a panel of experts conducted a qualitative evaluation. The
panel's results were then compared with bibliographic references, existing
frameworks, and the author's acquired knowledge. Based on this, the final framework
was created. This work resulted in a framework for implementing an educational
project focused on safety with sharp objects for healthcare professionals. The next
step is to implement the framework in an applied project to ensure it is tested in a
real environment. The implementation will begin with presenting the research results
to a group of healthcare professionals, managers, and other stakeholders. This work
concludes that a well-structured educational framework is crucial for fostering a
safety culture among healthcare workers, ultimately contributing to safer hospital
environments and better patient care. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.