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Título: Framework de projeto de serviço educacional : promoção da segurança no trabalho em ambiente hospitalar
Autor(es): Rodrigues, Giovanna Lourenço
Orientador(es): Santos, Andréa Cristina dos
Assunto: Framework
Segurança do trabalho
Trabalhador - saúde
Design de serviços
Data de apresentação: 13-Ago-2024
Data de publicação: 6-Fev-2025
Referência: RODRIGUES, Giovanna Lourenço. Framework de projeto de serviço educacional: promoção da segurança no trabalho em ambiente hospitalar. 2024. 158 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um framework de serviço educacional voltado para a promoção da segurança no trabalho em ambientes hospitalares, especificamente abordando os perigos associados a lesões por objetos perfurocortantes. Os trabalhadores da saúde são frequentemente expostos a perigos biológicos, levando a uma alta incidência de acidentes de trabalho. Em 2021, o setor de saúde registrou o maior número de acidentes, necessitando de medidas preventivas eficazes. A pesquisa é motivada pelo projeto ProteMA em andamento na Universidade de Brasília, que se concentra na redução dos perigos relacionados a objetos perfurocortantes através do desenvolvimento de dispositivos de segurança. O objetivo principal deste estudo é criar um framework educacional abrangente que integre princípios de design de serviços, gestão de projetos, design instrucional e marketing social para aumentar a conscientização e prevenir acidentes envolvendo objetos perfurocortantes. O framework visa apoiar os profissionais que irão promover campanhas de conscientização referente aos perigos com perfurocortantes e promover o uso de dispositivos de segurança. A revisão bibliográfica abrange as bases teóricas do design de serviços, gestão de projetos, design instrucional e marketing social. A metodologia de pesquisa envolve a definição dos processos do framework através de fases como iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. A análise inclui a seleção dos principais insights da revisão bibliográfica para formar diagramas e tabelas que ilustrem as etapas do framework, desde a concepção até a implementação. Durante o processo de pesquisa, os processos existentes nas áreas estudadas foram analisados para identificar as etapas mais relevantes para o design de um framework de serviço educacional. Uma vez definidas essas etapas, um painel de especialistas realizou uma avaliação qualitativa. Os resultados do painel foram então comparados com referências bibliográficas, frameworks existentes e o conhecimento adquirido pelo autor. Com base nisso, o framework final foi criado. Este trabalho resultou em um framework para a implementação de um projeto educativo focado na segurança com objetos perfurocortantes para profissionais de saúde. O próximo passo é implementar o framework em um projeto aplicado para garantir que seja testado em ambiente real. A implementação começará com a apresentação dos resultados da pesquisa a um grupo de profissionais de saúde, gestores e outras partes interessadas. Este trabalho conclui que um framework educacional bem estruturado é crucial para fomentar uma cultura de segurança entre os trabalhadores da saúde, contribuindo, em última análise, para ambientes hospitalares mais seguros e melhor atendimento aos pacientes.
Abstract: This work presents the development of an educational service framework aimed at promoting workplace safety in hospital environments, specifically addressing the hazards associated with injuries from sharp objects. Healthcare workers are frequently exposed to biological hazards, leading to a high incidence of work-related accidents. In 2021, the healthcare sector recorded the highest number of accidents, necessitating effective preventive measures. The research is motivated by the ongoing ProteMA project at the University of Brasília, which focuses on reducing hazards related to sharp objects through the development of safety devices. The primary objective of this study is to create a comprehensive educational framework that integrates principles of service design, project management, instructional design, and social marketing to raise awareness and prevent accidents involving sharp objects. The framework aims to support professionals who will promote awareness campaigns regarding the dangers of sharp objects and encourage the use of safety devices. The literature review covers the theoretical bases of service design, project management, instructional design, and social marketing. The research methodology involves defining the framework processes through phases such as initiation, planning, execution, monitoring and control, and closure. The analysis includes selecting key insights from the literature review to form diagrams and tables illustrating the framework's stages, from conception to implementation. During the research process, existing processes in the studied areas were analyzed to identify the most relevant steps for designing an educational service framework. Once these steps were defined, a panel of experts conducted a qualitative evaluation. The panel's results were then compared with bibliographic references, existing frameworks, and the author's acquired knowledge. Based on this, the final framework was created. This work resulted in a framework for implementing an educational project focused on safety with sharp objects for healthcare professionals. The next step is to implement the framework in an applied project to ensure it is tested in a real environment. The implementation will begin with presenting the research results to a group of healthcare professionals, managers, and other stakeholders. This work concludes that a well-structured educational framework is crucial for fostering a safety culture among healthcare workers, ultimately contributing to safer hospital environments and better patient care.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.
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