Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ArthurKamiloDelfinoDaSilva_tcc.pdf2,27 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMariano, Ari Melo-
dc.contributor.authorSilva, Arthur Kamilo Delfino Vanderlei da-
dc.identifier.citationSILVA, Arthur Kamilo Delfino Vanderlei da. Co-criando o futuro da aprendizagem: o papel do engajamento em plataformas online no ensino superior. 2024. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo delinear estratégias para aumentar o envolvimento na co-criação de valor em plataformas de aprendizagem online no ensino superior. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa para identificar as variáveis e delimitar o tema. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa explicativa com caráter quantitativo, por meio de um questionário de percepção adaptado do modelo de Al-Kumaim et al. (2021), baseado na Teoria Estímulo-Organismo-Resposta (SOR), aplicado a estudantes do ensino superior de Brasília com experiência em plataformas de aprendizagem online. Foram obtidas 104 respostas. A análise dos dados, por meio de PLS-SEM e IPMA, identificou os construtos mais relevantes para o engajamento na co-criação de valor: Benefícios de Aprendizagem, Autoeficácia do Conhecimento e Comprometimento, destacando a necessidade de melhorar os Benefícios Sociais, especialmente o reconhecimento pelo compartilhamento de ideias. O principal resultado indicou que os Benefícios de Aprendizagem são os mais fortes preditores do Envolvimento na Co-criação de Valor, explicando 23,23% da sua variância, seguidos dos Benefícios Sociais, que explicam 15,23%. Com base nestas conclusões, foram propostas ações práticas para melhorar a plataforma de aprendizagem e promover um ambiente virtual que encoraje a participação, a colaboração e o reconhecimento dos contributos, visando a aprendizagem ativa e a co-criação de conhecimentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPlataformas digitaispt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleCo-criando o futuro da aprendizagem : o papel do engajamento em plataformas online no ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T11:25:09Z-
dc.date.available2025-02-06T11:25:09Z-
dc.date.submitted2024-09-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41304-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to outline strategies to enhance engagement in value co-creation within online learning platforms in Higher Education. Initially, exploratory research with a qualitative approach was conducted to identify the variables and delimit the theme. Subsequently, explanatory research with a quantitative character was carried out, through a perception questionnaire adapted from the model of Al-Kumaim et al. (2021), based on the StimulusOrganism-Response (SOR) Theory, applied to Higher Education students in Brasília with experience in online learning platforms. A total of 104 responses were obtained. Data analysis, through PLS-SEM and IPMA, identified the most relevant constructs for engagement in value co-creation: Learning Benefits, Knowledge Self-Efficacy, and Commitment, highlighting the need to improve Social Benefits, especially recognition for sharing ideas. The main result indicated that Learning Benefits are the strongest predictors of Engagement in Value Cocreation, explaining 23.23% of its variance, followed by Social Benefits, which explain 15.23%. Based on these findings, practical actions were proposed to improve the learning platform and foster a virtual environment that encourages participation, collaboration, and recognition of contributions, aiming for active learning and knowledge co-creation.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.