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Título: Participação popular e orçamento participativo no Maranhão : desafios e perspectivas para uma governança efetiva
Autor(es): Martins, Roberta Maia
Orientador(es): Gomes, Lucas Oliveira
Coorientador(es): Venâncio, Patrícia Fernanda Guimarães
Assunto: Orçamento participativo
Agenda governamental
Sociedade civil
Data de apresentação: 5-Jul-2024
Data de publicação: 5-Fev-2025
Referência: MARTINS, Roberta Maia. Participação popular e orçamento participativo no Maranhão: desafios e perspectivas para uma governança efetiva. 2024. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: No Brasil, no decorrer do processo político, o país experienciou períodos autoritários e antidemocráticos e o retorno à democracia recente (após o regime militar de 64), foi marcado pela promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/88). Considerada um dos principais marcos do processo de redemocratização do país, a CF/88 é o instrumento jurídico institucional em vigor, o qual define as normas e condutas que devem ser observadas pelos entes da federação. Conforme Cunha (2010) aponta, o texto da Constituição, além de fornecer ao país um novo arcabouço institucional com a incorporação de importantes inovações e atribuições aos entes, também alterou a relação entre Estado e Sociedade. O presente trabalho se propõe a investigar se a implementação do Orçamento Participativo no Estado do Maranhão e a maior participação da sociedade civil no processo contribuiu para a inclusão das demandas na agenda governamental, e se a inclusão das propostas refletiu na execução orçamentária e financeira dessas ações. Parte-se da hipótese de que a implantação do OP apesar de propiciar a inclusão de demandas da sociedade civil nos instrumentos de planejamento, ela não é refletida na execução orçamentária e financeira e de fato na execução das ações elegidas como essenciais pela sociedade civil. Para tanto, será realizado um estudo de caso que visa identificar se o estado foi efetivo em executar as propostas oriundas do OP e incluídas na LOA e PPA.
Abstract: In Brazil, throughout the political process, the country has experienced authoritarian and antidemocratic periods, and the recent return to democracy (after the military regime of 1964) was marked by the promulgation of the Federal Constitution of 1988 (CF/88). Considered one of the main milestones in the country's redemocratization process, the CF/88 is the institutional legal instrument in force, defining the norms and conduct to be observed by the entities of the federation. As Cunha (2010) points out, the text of the Constitution, in addition to providing the country with a new institutional framework by incorporating important innovations and attributions to the entities, also altered the relationship between the State and Society. This study aims to investigate whether the implementation of the Participatory Budget in the State of Maranhão and the greater participation of civil society in the process contributed to the inclusion of demands in the government agenda, and whether the inclusion of proposals was reflected in the budgetary and financial execution of these actions. The hypothesis is that, although the implementation of the Participatory Budget allows for the inclusion of civil society's demands in planning instruments, it is not reflected in the budgetary and financial execution and, in fact, in the execution of actions deemed essential by civil society. To this end, a case study will be conducted to identify whether the state was effective in executing the proposals originating from the Participatory Budget and included in the Annual Budget Law (LOA) and the Multi-Year Plan (PPA).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
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