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Título: A implantação do teletrabalho no âmbito da Administração Pública
Autor(es): Medeiros, Renata Pimenta
Orientador(es): Oliveira, Heder Carlos de
Assunto: Administração pública
Teletrabalho
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 10-Jul-2024
Data de publicação: 5-Fev-2025
Referência: MEDEIROS, Renata Pimenta. A implantação do teletrabalho no âmbito da Administração Pública. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho busca descrever a necessidade de modernização dos processos internos da Administração Pública brasileira para lidar com o aumento das demandas por serviços mais eficientes e melhor qualidade. A chegada do computador e o desenvolvimento das tecnologias de informação possibilitaram o teletrabalho como uma alternativa para reestruturar a política de trabalho institucional, promovendo maior flexibilidade no mercado de trabalho e a descentralização das relações laborais. A governança, amplamente discutida em instituições públicas no Brasil e em outros países, é descrita como um conjunto de mecanismos e sistemas que alinham a organização às suas necessidades e ao planejamento estratégico. No âmbito da gestão de pessoas, a governança busca estruturar a organização de forma que os funcionários estejam motivados a cumprir a missão institucional. Este estudo exploratório tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do teletrabalho no serviço público, tanto para trabalhadores quanto para empregadores. Também busca compreender como as inovações tecnológicas afetam as relações laborais e sociais, especialmente em termos de hierarquia e nas relações de comando e subordinação com a introdução dessas tecnologias no sistema produtivo. O artigo apresenta o teletrabalho como uma tendência organizacional que oferece redução de custos e aumento da produtividade. Além disso, será apresentado uma análise da evolução do teletrabalho no Brasil, uma revisão da literatura relaciona à governança e inovação, além de estudos quanto a melhoria da qualidade de vida e produtividade dos servidores fornecem a base teórica e empírica para a discussão apresentada.
Abstract: This study intends to emphasize the need for modernizing the internal processes of the Brazilian Public Administration to meet the rising demand for swifter and more effective services. The introduction of computers and the progression of information technologies have made telecommuting a feasible alternative for restructuring institutional work policies, encouraging greater flexibility in the labor market and decentralizing employment relations. Governance, widely discussed in public bodies in Brazil and globally, is described as a set of mechanisms and systems that align the organization with its needs and strategic planning. In the context of people management, governance seeks to structure the organization so that employees are motivated to fulfill the institutional mission. This exploratory study aims to analyze the advantages and disadvantages of teleworking in the public service, both for workers and employers. It also seeks to understand how technological innovations affect labor and social relations, especially in terms of hierarchy and command and subordination relationships with the introduction of these technologies into the production system. The article presents teleworking as an organizational trend that offers cost reduction and increased productivity. The analysis of the evolution of teleworking, literature on governance and innovation, as well as studies on improving the quality of life and productivity of employees provide the theoretical and empirical basis for the discussion presented.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
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