Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4129
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_FabioCaribedeAraujoGalvao.pdf2,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho da cultura de soja sob diferentes recomendações de adubação : estudo de caso, Fazenda Vereda, Cristalina – GO
Autor(es): Galvão, Fábio Caribé de Araujo
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Adubos e fertilizantes
Fertilidade do solo
Soja - plantio
Data de apresentação: 9-Out-2012
Data de publicação: 28-Nov-2012
Referência: GALVÃO, Fábio Caribé de Araujo. Desempenho da cultura de soja sob diferentes recomendações de adubação: estudo de caso, Fazenda Vereda, Cristalina – GO. 2012. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Diante do crescente custo de produção de soja no Cerrado foi realizado um estudo comparativo entre as metodologias da Quinta Aproximação de Minas Gerais desenvolvida pela Comissão de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais (CFSEMG), e a metodologia para solos da Embrapa descrita no livro Cerrado: correção do solo e adubação. Incluiu-se ainda a adubação utilizada, historicamente, pelo produtor (Adubação Padrão), para criar um ponto comparativo para futuras análises. Para tanto, um experimento foi instalado em área de produção comercial de soja da Fazenda Vereda, Cristalina – GO, contendo os três sistemas de recomendação de adubação com duas formas de aplicação de potássio. O experimento foi delineado em blocos ao acaso com três repetições para três sistemas de adubação e duas formas de aplicação de potássio, em esquema fatorial (3X2), sendo as aplicações: Formulado de NPK recomendado pelo proprietário (Adubação Padrão), com K aplicado a lanço e no sulco; Adubação de NPK conforme a metodologia de recomendação da Embrapa, com K aplicado a lanço e no sulco; e Adubação conforme a recomendação do Manual da Comissão de Fertilidade de Minas Gerais, com K aplicado a lanço e no sulco. Foi realizada análise econômica e financeira considerando cenários em uma área total de 1500 ha. No caso da Fazenda Vereda, elevadas adubações possibilitaram maior produtividade de grãos de soja, muito embora o lucro do produtor tenha sido comprometido pelo alto custo na implantação da cultura. Incrementos no lucro são notados quando adotam-se as recomendações segundo os manuais de recomendação. Desta forma uma análise prévia dos estoques de nutrientes oriundos de adubações no passado devem fazer parte do planejamento da implantação de culturas anuais no futuro, trazendo assim maiores lucros, menores riscos e aumento de competitividade do Produtor. Ao final do experimento constatou-se um melhor desempenho econômico e financeiro gerado pela adubação recomendada segundo a metodologia da Comissão de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais, gerando um lurco a maior de R$ 253.400,53, considerando um cenário de análise de plantio em uma átrea total de 1500 ha, muito embora a produtividade tenha sido 10,52% menor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons